Japa
Resenha: Japa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rftesp • 16/9/2013 • Resenha • 484 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
Felizmente, a liderança pode ser ensinada e aprendida. De acordo com Bateman (1998), a liderança parece ser a convocação de habilidades possuídas por uma maioria, mas utilizada por uma minoria. É, porém, algo que pode ser aprendido por qualquer pessoa, ensinado a todos, não devendo ser negado a ninguém.
Esse é o caso do administrador, que não necessariamente deve ser um bom líder e sim.
se torna um líder quando está presente no nível de direção ou gerencial de uma organização, pois a empresa precisa de líderes em todos os seus níveis hierárquicos e em todas as áreas de atuação. Liderança não é sinônimo de administração. A rigor, ao o administrador, deveria ser também um líder para lidar adequadamente com as pessoas que trabalham com ele. O líder, por seu lado, pode atuar em grupos formais e informais e nem sempre é um administrador. Contudo, é na gerência que reside o ponto mais crítico da liderança, pois é neste nível que são decodificados e traduzidos os objetivos e as necessidades da empresa e transformados em metas e esquemas de trabalho para serem implementados e realizados pelos demais outros níveis de hierarquia empresarial. Ao traduzir os objetivos fixados e convertê-los em programas de ação, a gerência assume o papel de direcionar e conjugar esforços, comunicar, liderar, motivar, avaliar e recompensar as pessoas dentro da organização, afinal, o administrador não lida somente com dinheiro e equipamentos, mas sim com pessoas, onde a ferramenta gerencial que emerge é a liderança.
Alguns estudiosos do assunto como, Ignácio Alvarez de Mon, professor de comportamento organizacional da escola de negócios do Instituto de Empresa e autor do livro Depende de você, diz que motivação e trabalho em equipe são algumas das principais ferramentas para fazer de alguém líder em todas as áreas da vida. Segundo Mon (2008), a liderança começa pelo autocontrole, tarefa árdua e complicada ao alcance de poucos. Um bom líder deve conhecer a si mesmo, seus pontos fortes e fracos, procurando viabilizar os primeiros e tentando não tornar pesados demais os segundos, nem para ele mesmo e nem para os demais. A partir daí, ele deve promover as condições adequadas para que surjam outros líderes à sua volta. Diversos estudos realizados entre trabalhadores de natureza e condição as mais diversas mostram o que se espera do líder:
1. Que tenha conhecimento amplo e profundo do trabalho a ser realizado.
2. Que seja honrado e íntegro.
3. Que tenha visão do futuro.
4. Que instile esperança e paixão naquilo que faz.
Com isso, questionamos a seguinte questão: Afinal, nascemos ou nos tornamos líderes?
As pessoas sentem-se estimuladas com o tópico liderança. Querem saber: De que é feito um líder? Administradores de todos os níveis em todos os setores interessam-se por essa questão. Acreditam que a resposta proporcionará melhora no desempenho da organização e no sucesso das carreiras pessoais. Esperam adquirir as habilidades que transformarão um administrador "mediano" num verdadeiro líder.
...