Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil
Artigo: Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 26122010 • 6/10/2014 • Artigo • 532 Palavras (3 Páginas) • 411 Visualizações
As diferenças entre Administração Escolar, Direção e Gestão Escolar, sempre direcionando a discussão para o foco escolar e considerando os objetivos da escola na sociedade. Ainda, considerando o exposto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), responda quais os tipos de Gestão, seus objetivos e procedimentos, que se espera encontrar nas unidades escolares atualmente? Ainda, comparando-se com as formas de administração do passado, quais os benefícios do novo cenário de gestão escolar?
A administração escolar envolve atividades como organização do material que será utilizado em sala de aula, coordenação das atividades que serão dadas pelos professores aos alunos, controlar o andamento dessas atividades e outras avaliações, etc. Visando o bom funcionamento da escola, de uma maneira mais burocrática, autoritária, tomando decisões sem consultar os membros da escola como os professores, coordenadores pedagógicos, pais, alunos e outros envolvidos no processo de educação.
A gestão escolar é um termo mais recente, que surgiu devido a globalização e as mudanças que a sociedade do mundo contemporâneo vem sofrendo. O gestor escolar é um administrador, porém ele tornou mais flexível à tomada de decisões e as relações entre os membros da escola. Ele proporciona uma maior participação de todos, escuta idéias e sugestões de uma maneira mais “aberta” e democrática, possibilitando assim, que todos possam absorver os valores e princípios da escola e direcionando todos para o propósito da mesma, ou seja, uma educação comprometida em formar cidadãos.
A direção escolar tem um representante que é visto como um líder, um alguém que se faz capaz de influenciar os outros, positiva ou negativamente, em direção ao objetivo em comum, no caso da escola, uma educação de qualidade. O diretor sendo uma figura de representante legal da escola deve proporcionar conhecimento para que cada envolvido no processo educacional possa desenvolver suas habilidades e assim criar um ambiente de trabalho integrado e voltado para uma educação humanizada. Ele não vai apenas liderar todos com o qual ele trabalha, mas ele deve também integrar todos para que o trabalho flua mais eficientemente e consequentemente, orientar cada um desse processo.
A gestão escolar se divide em dois tipos. Temos a gestão democrática, que é uma gestão participativa, onde se procura ouvir as idéias e opiniões dos membros da escola, discutir os problemas vividos, gerando assim um ambiente de cooperação para a melhoria na tomada de decisões. É esse modelo de gestão que se vê como tendência atual, ou seja, uma busca pela integração da escola no meio em que ela está inserida. Há também a gestão burocrática, onde o gestor se limita a cumprir as regras e normas, assegurando a rotina de um modelo de ensino padronizado, sem se atentar para as reais necessidades da escola, ou seja, oferecer uma educação de qualidade.
O novo cenário da gestão escolar, uma gestão participativa, democrática, proporciona uma melhoria na educação, voltando-a para o oferecimento do exercício da cidadania, ouvindo todos os envolvidos no processo de educação e cedendo na medida do possível e das necessidades vividas. Isso torna o aluno mais bem preparado, no saber o no fazer, para um mercado de trabalho que está em constante mudança, numa época
...