Justificandcativa Autismo
Casos: Justificandcativa Autismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jolie22 • 22/4/2014 • 296 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
Em nosso cotidiano existem infinitas tarefas que uma criança autista não é capaz de realizar sozinha, mas irá
torna-se capaz de realizar qualquer atividade, se alguém lhe der instruções, fizer uma demonstração e fornecer-lhe pistas.
Por Leo Kanner,ninguém,hoje,sabe dizer ao certo e de forma indiscutível o que é autismo.Quan82do se adota a sempre válida recomendação de leo kanner sobre a necessidade de humildade e cautela diante do tema,conclui-se que compreender o a82utismo exige uma constante aprendizagem,uma (re)visão continua sobre nossas crenças,valores e conhecimentos sobre o mundo e,sobretudo,sobre nós mesmos.
Para compreender adequadamente o desenvolvimento é preciso considerar não apenas o nível de desenvolvimento real da criança autista, mas também seu nível de desenvolvimento potencial, isto é, sua capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes.
Todo educador tem papel de mediador, essa mediação no contexto de uma criança autista deve assumir uma postura facilitadora para o desenvolvimento das habilidades.
Deve saber elaborar propostas que podem ser compartilhadas e decidir sobre as práticas que devem ser apropriadas por todo o grupo e principalmente pela criança autista.
Os educadores devem saber sobre os modos de comunicação próprios da faixa etária, reconhecer as singularidades do grupo de crianças, e da criança autista, deve conhecer o nível de autonomia de cada aluno.
Os educadores devem saber proporcionar desafios que imponham as crianças e as acrianças autistas a necessidade de
relacionar-se e resolver problemas contando com a parceria de seus pares.
Segundo Henri Wallon os educadores que desejam trabalhar com uma criança autista precisa entender de criança. Uma criança dentro de um contexto de INCLUSÃO não é um alienígena recém chegado a escola, é uma criança que necessita ser educada, dentro de sua especificidade.
Referências:autismo e educação atuais desafios
Cleonice Bosa e Claudio Roberto Baptista
...