Justificativa
Tese: Justificativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adebaior • 1/6/2013 • Tese • 658 Palavras (3 Páginas) • 525 Visualizações
INTRODUÇÃO
A informação, a nova riqueza para as empresas e mercado, extraí-la, interpretá-la e principalmente transformá-la em decisões e iniciativas, internas ou externas com o propósito de otimizar os resultados, o que serve como base para o tema abordado, a Controladoria.
A Controladoria é a principal ferramenta de tratamento de informações contábeis e financeiras buscando a eficiência e eficácia na linha decisória das organizações.
O tema abordado visa apresentar a posição da controladoria nas empresas, seu papel como integrante gerencial, suas características, fases e objetivos em sua utilização plena, sua interação com as células organizacionais gerenciais e estratégicas, suas teorias e aplicabilidade. Um estudo sobre a dimensão e a posição hierárquica do profissional Controller nas empresas, a adequação de sua missão e o papel representado na organização.
Entende-se que a controladoria se encaixa como a ciência contábil em seu processo evolutivo, onde existe a ampliação do campo de atuação do profissional da Contabilidade (PADOVESE, 2005, P. 22). Anteriormente, colocava-se a controladoria como um órgão regulador das operações e controles internos, limitando-se à compilação e mensuração de dados para posterior análise da diretoria. Com a evolução e ampliação do campo de atuação, existem hoje controladores se aproximando ainda mais do poder executivo das empresas, tendo cada vez maior participação no setor estratégico organizacional.
Utilizando a informação como sua matéria prima, e, possuindo um enfoque mais próximo da direção organizacional, a controladoria utiliza dessas informações para elucidar questões como apoio a gestão com controles integrados, análise de fatores críticos internos e externos, análise de custos por processo e por efetividade e orçamentos vinculados ao planejamento estratégico.
No primeiro capítulo abordaremos a concepção da controladoria, sua evolução através da história, assim como definições e objetivos. A missão da controladoria elucida questões de suma importância para o desenvolvimento da atividade do profissional, o controller, que também trataremos de suas características e funções enquanto profissional da controladoria.
O segundo capítulo aborda o aspecto administrativo da controladoria, onde discutimos algumas técnicas que já existem, e que as empresas usam como suporte para o desenvolvimento da atividade da controladoria, portanto, discutiremos o processo de gestão, ou seja, planejamento, execução e controle, o sistema empresarial, este dividido em subsistemas, o SIG (Sistemas de informações Gerenciais), veremos também como ocorre o processo de tomada de decisão e a reprodução dos resultados à diretoria – accountability.
No capitulo três passaremos por uma abordagem administrativa, estudando a estrutura formal das empresas apresentadas por Chiavenato, são elas, estrutura linear, estrutura funcional e por último a mista.
O quarto e último capítulo trás as visões de autores sobre a posição hierárquica da controladoria, seu entendimento, as opções existentes e como as empresas adéquam à sua estrutura organizacional. Apresentação de dados estatísticos em relação às empresas privadas.
Justificativa
Em muitas
...