KANBAN A SIMPLICIDADE DO CONTROLE DA PRODUÇÃO
Trabalho Escolar: KANBAN A SIMPLICIDADE DO CONTROLE DA PRODUÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: grazibrandao • 14/5/2014 • 1.410 Palavras (6 Páginas) • 722 Visualizações
UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO
GRAZIELA BRANDÃO
GUILHERME CARDOSO
JÉSSIKA PIRES
ISABELA MAGANHA
RANIER ZUIM
NATHALIA SANTOS
KANBAN:
A SIMPLICIDADE DO CONTROLE DA PRODUÇÃO
BAURU
2013
GRAZIELA BRANDÃO
GUILHERME CARDOSO
JÉSSIKA PIRES
ISABELA MAGANHA
RANIER ZUIM
NATHALIA SANTOS
KANBAN:
A SIMPLICIDADE DO CONTROLE DA PRODUÇÃO
Trabalho para aprovação disciplinar apresentado a disciplina de Administração de Recursos da Produção II do curso de Administração da Universidade do Sagrado Coração sob a orientação da professora Erica MorandiPaveloski
BAURU
2013
“A necessidade é a mãe da invenção.”
(Ohno, 1997)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO: CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN .................... 4
2 FUNCIONAMENTO DO MÉTODO KANBAN ................................................. 5
3 OBJETIVOS DO SISTEMA KANBAN ............................................................ 7
4 TIPOS DE SISTEMA KANBAN ...................................................................... 8
4.1 KANBAN DE PRODUÇÃO .............................................................................. 8
4.2 KANBAN DE MOVIMENTAÇÂO ..................................................................... 8
5 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA KANBAN ....................... 9
5.1 VANTAGENS .................................................................................................. 9
5.2 DESVANTAGENS .......................................................................................... 9
6 CONCLUSÃO ............................................................................................... 10
REFERÊNCIAS ............................................................................................. 11
1 INTRODUÇÃO: CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN
O Kanban é uma simbologia visual utilizada para registrar ações. A palavra Kanban teve a sua origem no Japão, e pode ser traduzida como cartas em que você pode ver e tocar. Foi desenvolvido por TaiichiOhno, ex Vice-Presidente da Toyota Motor, fazendo parte do famoso sistema Toyota de produção e está associado a sistemas puxados e ao conceito de entrega just-in-time de produtos.
É uma prática de gestão de estoque e controle de fluxo de peças dada pela utilização de cartões, chamado também de Gestão Visual. Estes cartões representam a necessidade de peças e ítens para o processo produtivo e podem ser utilizados em meio impresso, luzes coloridas ou mesmo locais demarcados. A utilização do Kanban possibilita a sintonia entre a gestão do estoque e a produção. Permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir podendo ser subdividido em dois tipos: o de produção e o de movimentação.
Atualmente vemos também o Kanban eletrônico (e-Kanban) utilizado em substituição ao método físico evitando alguns problemas como a perda de cartões e proporcionando mais rapidez na atualização do quadro de tarefas.
2 FUNCIONAMENTO DO MÉTODO KANBAN
O sistema de gestão Kanban funciona dentro de uma lógica de reposição de materiais, onde devemos controlar com atenção dois parâmetros: o consumo (ou saída) e o tempo de reposição, também conhecido como lead time. Assim, o ritmo de produção é determinado pelo ritmo de circulação dos cartões (kanbans), o qual, por sua vez, é determinado pelo ritmo de consumo dos materiais.
Os processos devem produzir os produtos necessários, no tempo e quantidade necessária. Assim sendo, a primeira necessidade para a produção no tempo exato é conhecer as características de todo o processo produtivo sobre o tempo e quantidades necessidade em cada estação de trabalho.
Os kanbans são fixados em um Quadro de Kanbans onde é possivel visualizar o inicio e o fim da produção. Neste quadro existem colunas , uma para cada código do produto e cada campo possui cores que definem a ação a ser tomada no recebimento de um cartão.
Ao iniciar o processo vai consumindo os produtos, assim o operário do processo seguinte, retira os kanbans de movimentação fixados na embalagem do produto e os coloca no quadro, gerando um aviso para o transportador de materiais. Ao visualizar tal sinal, o transportador retira os kanbans de transporte do quadro, verifica qual produto está sendo requerido e vai para o local especificado de onde deve retirá-lo. No processo precedente, o transportador retira um e somente
...