Língua Portuguesa e Redação Oficial
Por: larissaf • 8/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.257 Palavras (6 Páginas) • 345 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de avaliação a distância (AD) |
Unidade de Aprendizagem: Língua Portuguesa e Redação Oficial
Curso: Superior em tecnologia da segurança no trânsito
Professor: Marizete Farias da Rocha
Nome do aluno: Ramon de Siqueira Carvalhais
Data: 09/05/2014
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
OBS: Para que as respostas possam ser consideradas totalmente corretas, você deverá responder às questões de forma que estejam relacionadas ao conteúdo dado e à pergunta efetuada, além de haver originalidade, clareza, coerência e correção gramatical, conforme os critérios de avaliação presentes no plano de ensino da disciplina. Caso não siga as orientações acima, sua nota poderá ser descontada de acordo com o grau de cada inadequação.
Questão 1
O texto a seguir é uma transcrição da linguagem falada. Leia-o atentamente, depois disso, reescreva-o na modalidade padrão da língua, ou seja, retire as marcas de oralidade e transforme-o em um texto com as características da linguagem escrita padrão, pode manter ou uso da primeira pessoa do discurso. Após isso, comente (não somente citar) duas características de linguagem oral e duas de linguagem escrita, que você encontrou neste texto. Perceba que a explicação sobre a modalidade escrita somente será efetuada após a sua reescrita. (2,5 pontos)
Você é contra o casamento?
Não... não sô contra o casamento... eu sou contra...é casamento de pessoas que não se esforçam pra vivê bem... entendeu? ... eu acho que as pessoas o tempo todo têm que se esforçá pra vivê bem... e tem... tem... e a gente tem que cultivar as relações... o tempo todo o tempo todo o tempo todo então se o cara... leva uma vida... e não alimenta essa relação... com certeza tende o fracasso né? Eu acho assim... assim... eh... duas pessoas que... que doam tanto quanto recebe... e eu acho que esse é o modelo de casamento mesmo... é... mais importante que deveria existir.
Resposta:
- Você é contra o casamento?
-Não, não sou contra o casamento. –Sou contra o casamento de pessoas que não se esforçam para viverem bem. – Eu acho que deve haver um esforço o tempo todo das pessoas, para viverem bem. – E nós devemos cultivar as relações, a todo instante.– Entao se o indivíduo leva uma vida e não alimenta essa relação, com certeza o fracasso é certo, entende? –Acho que o modelo mais importante de casamento, é aquele em que as duas pessoas doam tanto quanto recebem, e é o que deveria existir.
Linguagem Oral: Uso de reticências para demonstrar que houve pausa no momento da fala, para um suposto pensamento.
Uso repetido de palavras, o orador tende a ser espontâneo levando em consideração sua formação, e cultura.
Linguagem Escrita: Uso de travessões indicando o início da fala da pessoa.
Uso correto das palavras indicando formalidade, e causando entendimento rápido e fácil por parte do leitor.
Obs: As reticências do texto acima significam as pausas, de quem fala, para processar as informações.
Questão 2
A partir dos textos que seguem, responda aos questionamentos abaixo:
Texto 1
FALAR MINEIRO
“E eu levava boa matalotagem, na capanga, e também o binóculo. Somente o trambolho da espingarda pesava e empalhava. Mas cumpria com a lista, porque eu não podia deixar o povo saber que eu entrava no mato, e lá passava o dia inteiro, só para ver uma mudinha de cambuí a medrar da terra, de dentro de um buraco no tronco de uma camboatã; para assistir à carga frontal das formigas-cabaças contra a pelugem farpada e eletrificada de uma tatarana lança-chamas; para namorar o namoro dos guaxes, pousados nos ramos compridos da aroeira (...)"
(João Guimarães Rosa, São Marcos, In: Sagarana)
Resposta:
a)Função de linguagem emotiva: transmitir suas emoções, compartilhar fatos e experiências vividas. Uso de palavras na 1°pessoa.
b)Linguagem tipo regional: que são variações geográficas do uso da língua padrão, usa palavras de conhecimento local de acordo com a cultura e localização do individuo.
Texto 2
Fala de um médico explicando algumas doenças do coração:
"Tem gente que nasce com coração maior ou menor, com vários defeitos. Essas são as cardiopatias congênitas, né? O coração pode nascer com inúmeros defeitos. Agora, o tamanho do coração também tem a ver com outros problemas que não são congênitos, como a insuficiência coronariana."
Resposta:
a) Função de linguagem referencial: informar ao destinatário de forma direta, clara e objetiva, sobre dados relacionados a doença do coração
b) Linguagem Padrão: serve de veículo as ciências em que se apresenta com terminologia especial. Caracterizada pela obediência as normas gramaticais, é menos sujeita a variações, mais estável.
- Explique qual é a função de linguagem predominante em cada trecho acima e aponte, pelo menos, duas características (em cada texto) explícitas neles encontradas, que remetem à função de linguagem atribuída (1,5 ponto).
- Os dois textos expressam formas diferentes de nossa linguagem, isso está relacionado às diversas influências a que nossa língua está exposta. Em cada um dos trechos, explique quais são as variedades (variações) linguísticas apresentadas em cada um dos trechos acima (1,0 ponto).
Questão 3
Veja a charge abaixo e analise a temática abordada, ou seja, a grande problemática em relação aos acidentes de trânsito e as suas consequências, muitas vezes, trágicas. Na sequência, reproduza um texto dissertativo argumentativo em que apareça claramente a sua análise sobre o que poderia ser feito (por parte da população e dos responsáveis por essa área – autoridades governamentais, polícia...) para amenizar os acidentes em nosso país. Ou seja, você precisa discorrer mostrando o seu ponto de vista sobre como melhorar as estatísticas ruins desse problema. Seu texto deve conter: entre 12 e 15 linhas, um título adequado à temática da charge e também uma argumentação compatível com a discussão exposta (3,0 pontos).
...