LESÕES FECHADAS NA CABEÇA E NA COLUNA
Por: jhonibr1 • 28/1/2016 • Artigo • 416 Palavras (2 Páginas) • 583 Visualizações
Lesões fechadas na cabeça e na coluna
O livro Primeiros Socorros no esporte ressalta a ideia que uma lesão fechada na cabeça é aquela que afeta o tecido cerebral ou o crânio, existindo quatro tipos delas, concussão, contusão, hemorragia e hematoma e por fim fratura. As causas mais comuns dessas lesões é um golpe direto ou um movimento forte e brusco.
A autora Flagel explica alguns procedimentos para verificar e serem realizados a atletas inconscientes com lesões fechadas a cabeça. O primeiro deles é identificar alguns sinais do problema em si, como: ausência de respostas e estímulos, respiração e ou pulsação irregular, hemorragia, saliência, convulsões e anormalidade das pupila. Os primeiros socorros são imediatamente entrar em contato com a equipe de resgate, imobilizar cabeça e o pescoço do atleta e auxiliar a equipe de acordo com a necessidade. A prevenção para esse tipo de problema consiste em não permetir os jogadores utilizarem a cabeça como ponto de ataque, verificar condição do equipamento e se estão ajustados corretamente, em alguns casos exigir protetores bucais, proíbir mergulhos em águas rasas.
Nas situações onde o atleta sofreu uma lesão na cabeça e está consciente não podemos descartar a concussão. Que é uma batida ou golpe repentino na cabeça e devemos analisar os sinais e sintomas para identificar o nível do problema, leve até grave. Sintomas leves como tontura, leve zumbido nos ouvidos e uma leve dor de cabeça. No nível moderado pode apresentar os mesmos sintomas do leve mas com uma dor de cabeça, náusesas e sensação de confusão. Já nos casos graves, inconsciêcia, respiração e pulsação irregular, hemorragia, convulsões, deformidade no local do golpe, perda de equilíbrio entre outros. Os primeiros socorros para os sintoma leve consiste em retirar o atleta da atividade o protegendo de novas lesões, monitorar se há possiveis novos sintomas caso haja acionar a equipe de resgate, e notificar os pais do problema apresentando uma lista dos sintomas e instruindo-os a procurar um médico. No caso dos sintomas graves e moderados são os mesmos procedimentos de um atleta inconsciente.
Nas lesões presentes na coluna precisamos compreender que devido as conexões funcionais e estruturais, uma lesão na cabeça pode causar danos à coluna vertebral. Qualquer lesão na região da colna pode causas danos à medula espinal, dependendo do problema pode levar à paralisia. As lesões mais comum na coluna são entorses, contusões, distensões e fraturas. As maneiras que a coluna vertebral pode se lesionar pode ser considerado um golpe direto, compreesão, torção ou rotação da coluna.
...