Coluna Vertebral
Exames: Coluna Vertebral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 10203040 • 29/3/2013 • 832 Palavras (4 Páginas) • 1.017 Visualizações
Aula-tema 03: Projeto de Vida: "O Que Você Quer Ser Quando Crescer?"
O desenvolvimento pessoal e profissional pode ser bastante facilitado com a compreensão do que é e de como construir o seu projeto de vida. Embora essa não seja uma tarefa simples, por não haver um modelo único a ser seguido, alguns caminhos podem auxiliar tal elaboração.
Projeto de vida é uma visão de futuro que deve levar em consideração as expectativas e aspirações de uma pessoa com relação ao horizonte a que pretende chegar, sendo necessário um planejamento quanto a objetivos, tempo, recursos, bem como uma avaliação real das condições atuais e do que falta para chegar às condições almejadas. A diferenciação entre sonhos (querer), desejos (possibilidades) e projetos (dados reais) parece ser um passo importante para a construção do projeto de vida e para planejar o futuro.
Tendo em vista que o projeto de vida é uma estratégia para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, de forma consciente e planejada, faz-se necessário organizar informações e estruturar ações a curto, médio e longo prazos.
Estas definições podem ser alteradas ou corrigidas com o passar do tempo, mesmo assim, são norteadoras das ações a serem cumpridas para o alcance de suas metas.
Para realizar um projeto de vida, é preciso, primeiramente, estabelecer uma missão de vida, algo que oriente aonde você quer chegar, e, nesse sentido, o autoconhecimento e sua visão de mundo são fundamentais. Na sequência, informações claras sobre o contexto em que se vive, o conhecimento das oportunidades existentes e a compreensão dos recursos que possui (financeiros, de tempo, conhecimento etc.) irão ditar significativamente o modo como você conseguirá se preparar para alcançar seus projetos.
Projeto de vida é algo pessoal e intransferível, que sofre influência das suas características de personalidade, do contexto socioeconômico e da geração a que pertence, portanto não pode ser feito por outra pessoa, ele é individual.
O projeto de vida deve levar em consideração fatores como saúde, família, trabalho, lazer etc., tidos como esferas importantes na manutenção da qualidade de vida de uma pessoa, que ajudarão tanto na realização pessoal quanto profissional. Vale lembrar que, com o aumento da expectativa de vida da população, torna-se ainda mais importante planejar não apenas seus anos de vida "produtiva", como também a construção de uma vida saudável e confortável para o futuro após esse período.
Alguns exercícios e técnicas oferecidos no Capítulo 3 do livro-texto (ex.: Análise SWOT) visam transpor metodologias consagradas no meio empresarial, para a utilização objetiva e pragmática na construção de um projeto de vida. Estas possibilitam definir um plano ou conjunto de ações a serem desenvolvidas em função dos seus objetivos.
Conceitos Fundamentais
5W2H – ferramenta utilizada para elaboração de um planejamento consistente, que visa prever a identificação dos vários fatores envolvidos na execução de um plano, dentre eles: What (o que será feito), Who (quem o fará), Why (por que deve ser feito), When (quando, em qual período de tempo), Where (em qual área/onde), bem como o modo de realização (How) e quanto vai custar (How much).
Análise SWOT – original do idioma inglês, é traduzida pelas noções de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), que podem ser identificadas em um ambiente ou em uma situação. Tal análise auxilia na compreensão global de um cenário e pode colaborar para a elaboração de estratégias para solução de problemas.
Autoconhecimento
...