LIBRAS
Casos: LIBRAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: criskeke • 13/10/2014 • 1.303 Palavras (6 Páginas) • 956 Visualizações
Exercício online libras
CONTEUDO 1
1º- O sistema morfológico da língua de sinais permite determinar o tempo em que a narrativa esta sendo sinalizada. Como se dá essa marcação na LIBRAS?
R= E - Antes de se iniciar a frase em LIBRAS se coloca o sinal de passado, presente e futuro para determina em que espaço de tempo ocorre o fato narrado.
Justificativa-Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
2º- Quanto à língua de sinais, é correto afirmar que:
R= D - É uma língua natural à comunidade surda, que possui características próprias em seus planos fonológico, morfológico, sintático e semântico.
Justificativa-A língua de sinais contém todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, fonologia, semântica, morfologia, sintaxe preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumento lingüístico de poder e força.
3º- A frase na forma afirmativa é expressão facial é:
R= A - neutra
Justificatica-Sobrancelhas franzidas e movimento de cabeça inclinando para cima.
CONTEUDO 10
1º - O que são língua de sinais?
R= a- É uma língua de modalidade gestual-visual porque utiliza, como meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão para captar movimentos, principalmente das mãos.
JUSTIF. é uma língua que se utiliza de gestos, sinais e expressões faciais e corporais, em vez de sons na comunicação.
2º - Os sinais são formados segunda a combinação dos seguintes componentes:
R= A-Ponto de articulação, movimento, expressões faciais, expressões corporais e configuração das mãos.
JUSTIF. Na combinação destes quatro parâmetros, ou cinco, tem-se o sinal. Falar com as mãos é, portanto, combinar estes elementos que formam as palavras e estas formam as frases em um contexto.
3º - A audição é essencial para o desenvolvimento da fala, da linguagem, da socialização e de outras formas de comportamento.
R= C- I, II e III
JUSTIF. Classicamente, surdez é descrita como perda de audição para determinado número de decibéis e freqüentemente não se leva em conta o aspecto funcional da audição, como propósito de comunicação. Ouvir não é apenas escutar; implica numa interpretação ótima de sons levando à produção de pensamento e linguagem.
4º - Em que ano aconteceu o Congresso de Milão?
R= 1880
JUSTIF. O Congresso de Milão foi uma conferência internacional de educadores de surdos em 1880, depois de deliberações entre 6 e 11 de Setembro de 1880, o congresso declarou que a educação oralista era superior à de língua gestual e aprovou uma resolução que proibia o uso da língua gestual nas escolas. Desde sua aprovação em 1880, as escolas em todos os países europeus e nos Estados Unidos mudaram para a utilização terapêutica do discurso sem língua gestual como método de educação para os surdos.
5º - A partir do reconhecimento da libras em todo território nacional, são vários os profissionais especializados que participam do processo educacional da educação dos surdos, entre eles:
I. Intérprete de Libras/língua portuguesa - Profissional com competência lingüística em Libras/língua portuguesa, que atua no contexto do ensino regular no qual há alunos surdos matriculados.
II. Instrutor surdo de Libras - Profissional surdo que atua em serviços especializados, desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino e a difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras e de aspectos socioculturais da surdez na comunidade escolar.
III. Escola Especial para surdos - Serviço especializado com proposta pedagógica de educação bilíngüe que oferece escolarização não-formal.
IV. Instituições especializadas - Serviço especializado que oferece atendimento educacional e/ou de natureza terapêutica (Psicologia e Fonoaudiologia entre outros), para alunos surdos matriculados na Educação Básica.
V. Intérprete de Libras- ele substitui a figura do professor em relação à função central na mediação do processo de aprendizagem. Sua atuação é a de mediar a comunicação entre surdos e ouvintes, nas diferentes situações de aprendizagem e interação social.
Estão
...