LINFEDEMA E LIPEDEMA
Artigos Científicos: LINFEDEMA E LIPEDEMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandrerleal • 8/8/2013 • 426 Palavras (2 Páginas) • 3.747 Visualizações
O LINFEDEMA:
Linfedema é uma tumefação (inchaço/edema) de algum órgão do corpo, decorrente da perturbação ou obstrução na circulação linfática nos tecidos da superfície do corpo. Consiste em um acúmulo do fluido linfático no tecido intersticial (refere-se a tudo que se localiza entre os elementos de um tecido ou de um órgão), o que causa edema, mais frequente em braços e pernas, quando os vasos linfáticos estão prejudicados. Rico em proteínas acumuladas na região afetada, pode causar redução na disponibilidade de oxigênio e fornecer um meio de cultura bacteriana, resultando em linfagite (infecção dos vasos linfáticos). Geralmente é indolor com uma sensação crônica de peso nas extremidades, se afetadas.
Após o tratamento ao cancro da mama, pode ocorrer esta acumulação de linfa como consequência de alterações no sistema linfático devido à cirurgia e/ou radioterapia aos gânglios linfáticos na axila e áreas circundante. Este linfedema pode acontecer por vezes, sem cirurgia nem radioterapia e dever-se à existência de células cancerígenas que ocuparam o sistema linfático.
O LIPEDEMA:
Lipedema é uma disfunção hereditária crônica da distribuição de gordura nas coxas, nas pernas e nos ancas. É um acúmulo, atipíco e simétrico, anormal de gordura sob a pele, geralmente localizado na perna, nas ancas ou na parte superior dos braços. Em muitos casos, os braços também são afectados. O dorso dos pés e das mãos normalmente não sofrem de inchaço. O lipedema caracteriza-se por um aumento do tecido adiposo subcutâneo (lipo-hipertrofia), inchaços na segunda metade do dia e dores nas pernas. As células gordas do lipedema têm uma constituição diferente, p. ex., da reserva de gordura na barriga. É uma doença progrediente (que cresce numa extremidade, enquanto vai morrendo noutra).
Praticamente só as mulheres são afetadas por lipedemas. Assim sendo, os especialistas partem do princípio que as causas principais são hormonais. A doença manifesta-se, regra geral, no final da puberdade ou após uma gravidez. Também se supõe uma predisposição genética, assim como peso excessivo e alterações hormonais como sendo uma causa para a doença. As células gordas em causa têm uma alteração doentia.
A alteração das células gordas e consequentemente os distúrbios da função capilar provocam o acúmulo de líquidos, tornando os doentes sensíveis à dor por pressão e toque. O início da doença não danifica o sistema linfático, mas a evolução desta aumenta a sensibilidade para edemas.
PARTICULARIDADES:
Enquanto o Linfedema consiste em um acúmulo do fluido linfático, decorrente da perturbação ou obstrução na circulação linfática nos tecidos da superfície do corpo o Lipedema é uma disfunção hereditária crônica da distribuição de gordura, geralmente localizado na perna, nas ancas ou na parte superior dos braços.
...