Laboratorio De Circuitos Em Corrente Continua
Monografias: Laboratorio De Circuitos Em Corrente Continua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JacUrban • 18/3/2014 • 208 Palavras (1 Páginas) • 390 Visualizações
Introdução
O objetivo desta experiência foi comprovar a Lei das Correntes de Kirchhoff, utilizando uma ponteira de corrente. Para isso, montamos um circuito elaborado pelo grupo e o analisamos através do osciloscópio. O circuito criado está em paralelo e possui uma fonte de corrente, três resistências, um indutor, e um capacitor.
2 – Resumo Teórico
Lei das Correntes de Kirchhoff:
A princípio, Kirchhoff definiu que nenhuma carga pode se acumular em um elemento ou em um nó, e que toda carga é conservada. Baseado nisso, admitiu que qualquer carga que entre em um nó deve deixá-lo por algum outro caminho diferente. Isso significa que a soma das correntes entrando em um nó deve ser a mesma que a soma das correntes saindo dele. Pela figura a seguir temos:
i_1 (t)+i_4 (t)=i_2 (t)+i_3 (t)
Que é o mesmo que dizer:
i_1 (t)+i_4 (t)-i_2 (t)-i_3 (t)=0
Portanto, a Lei das Correntes de Kirchhoff estabelece que a soma algébrica das correntes que saem de um nó deve ser igual a zero.
∑▒〖i(t)〗=0
Seja então o circuito a seguir criado pelo grupo:
Olhando para o ponto A, pela da Lei das Correntes de Kirchhoff temos que:
i(t)-i_C (t)-i_L (t)=0
Através da ponteira de corrente e do osciloscópio pudemos medir e analisar as correntes do circuito acima e comprovar a equação que o segue.
...