Layout
Resenha: Layout. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xerinho • 23/8/2014 • Resenha • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 400 Visualizações
Tema: Layout
O layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas.
Portanto, devem ser objetivos de um projeto de layout:
• Aperfeiçoar as condições de trabalho do pessoal nas diversas unidades organizacionais;
• Racionalizar os fluxos de fabricação ou de tramitação de processos;
• Racionalizar a disposição física dos postos de trabalho, aproveitando todo o espaço útil disponível;
• Minimizar a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos dentro da ambiência organizacional.
O levantamento do projeto de layout é a fase em que o analista ou a equipe responsável pelo desenvolvimento do estudo do layout deve familiarizar-se com o plano de organização e os principais procedimentos adotados.
Para atingir esse resultado, deve a equipe reunir e analisar a documentação relativa ao sistema em estudo, plantas das áreas e instalações, volume de peças fabricadas ou processos em andamento durante a unidade de tempo considerada, os fluxos e os equipamentos utilizados, compreendendo, destarte, coleta de dados, por meio da revisão da literatura, questionários, se for o caso, entrevistas e observação pessoal.
A crítica do levantamento é a fase em que a equipe responsável pelo projeto de layout deve examinar as principais dificuldades para a consecução dos objetivos visados, dando especial atenção às defasagens existentes entre o que está prescrito na documentação normativa da empresa e os métodos e processos de trabalho realmente encontrados na prática.
Nessa fase, a equipe deve elaborar os fluxos da situação encontrada e confrontá-los com os prescritos nos manuais, regulamentos, rotinas e demais documentações da empresa.
Para a elaboração de um bom layout, há necessidade de ser efetivada uma completa visualização de todas as operações indispensáveis à realização do trabalho. O fluxograma é o grande instrumento de utilidade nessa fase, tendo em vista que os modernos layouts são fundamentados no princípio de fluxo e que a grande preocupação é fazer com que os materiais ou processos caminhem suave e continuamente por meio de órgãos ou operadores sem interrupções, estrangulamentos e retrocessos.
Na fase de planejamento da solução é imprescindível que os processos e métodos de trabalho, de início, sejam racionalizados e a intervenção planejada da forma mais eficaz possível, sendo essa uma responsabilidade da própria equipe que projeta o novo layout, partindo-se do pressuposto básico de que a cúpula da organização aprovou o desenvolvimento do projeto.
Em seguida, são estudados os pontos suscetíveis de modificações; é identificado onde elas deverão ser introduzidas e avaliadas quais as melhorias resultantes, podendo, se for o caso, levantar o custo da mudança projetada, estabelecendo-se, dessa forma, o plano ideal do novo layout.
Para atingir esse objetivo, após consultar as plantas e analisar os dados coletados, inclusive os fluxogramas da situação proposta, a equipe deve preparar um desenho em escala do espaço considerado, envolvendo as áreas respectivas, mostrando o local físico de janelas, portas, colunas, lavatórios etc., e formular o piano experimental de layout, dispondo os gabaritos ou modelos na escala em que foi feito o desenho.
Crítica do planejamento: fase em que, uma vez encontradas as soluções julgadas ótimas, estas deverão ser objeto de negociações com os usuários do novo layout, sejam supervisores e/ou executores do trabalho.
Evidentemente, esse procedimento permitirá considerar as necessidades atuais e futuras da organização, fornecendo uma perspectiva mais real das operações do trabalho, obviamente reforçada pela opinião dos usuários do sistema analisado, o que facilitará a implantação das possíveis mudanças nos postos e fluxos de trabalho.
Implantação: efetivada a escolha do novo layout e após aprovação dos usuários, deve ser programada a implantação da solução que melhor atenda aos interesses da organização.
São pontos importantes nessa fase: primeiro, a preparação do pessoal operador para a mudança, promovendo-se inclusive, se necessário, o respectivo treinamento; e, segundo, a identificação de todos os itens do equipamento no plano do layout, colocando-se etiquetas nas peças reais, a fim de facilitar à mudança, que deverá
...