Leitura racional e padrões ANBT
Seminário: Leitura racional e padrões ANBT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marisbel • 27/10/2014 • Seminário • 1.217 Palavras (5 Páginas) • 268 Visualizações
Sugestão de cabeçalho para colocar no início das atividades:
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso Pedagogia a Distância
Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação
Aluno(a): Maribel Bodemuller RGM: 053.11572
Professora: Terezinha Bazé de Lima
Aula 01 e 02: Leitura Racional e Normas da ANBT
Polo: Taió
ATIVIDADES DAS AULAS 01 E 02:
Vocês terão três atividades para enviar neste portfólio da aula 02:
01.Pelo que estudamos a crítica, não depende do nosso gosto e que está fundamentada em aspectos do próprio texto. Não é necessariamente uma crítica negativa, pois permite apontar, também, os pontos positivos do texto. E que ao problematizar, estamos indagando sobre outras possibilidades e exercitamos a imaginação, a coerência, o raciocínio. Abrimos nossos olhos para novos significados, para novas leituras do mundo. Assim, elabore a crítica e a problematização do texto “PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS” (O MESMO ESTA NO FINAL DESTA PÁGINA): VOCÊ DEVERÁ ELABORAR A CRÍTICA COMO RESPOSTA NO ITEM ABAIXO E A PROBLEMATIZAÇÃO A SEGUIR. DEIXANDO DESTACADO CADA UM). (Valor 1,0)
a) Critica: O autor foi coerente no seu contexto, mostra e explica com clareza como a alfabetização vem sendo influenciada por alguns pesquizadores. Ao meu ponto de vista o texto é ótimo, pois é objetivo no que diz.
b) Problematização: Se hoje a alfabetização vem sendo baseada em pesquisas e estudos, como realizada no passado? Como esses pesquisadores aprenderam?
02. Dê exemplos de 2(duas) referências de livros (poderá se de qualquer obra) de acordo com as normas da ABNT. ( Valor: 0,5)
R.: CURY, Augusto. O vendedor de sonhos: e a revolução dos anônimos. São Paulo: Academia, 2011. 318p.
WARREN, Rick. Para que estou na terra: uma vida com propósitos. São Paulo: Vida, 2013. 397p.
03. Exemplifique duas referências de sites de acordo com as normas da ABNT. (0,5)
R.: Disponivel em: http://www.portal.ufpr.br/normalizacao.html Acesso em: 04 abr. 2014.
Disponivel em: http://pedagogiacomainfancia.blogspot.com.br/ Acesso em: 04 abr. 2014.
Esta atividade vale 2.0 (dois) pontos
Obs.: as três atividades deverão ser enviadas no portfólio 02, de uma única vez, isto é, em um único portfólio.
CÓPIAS NA ÍNTEGRA E OU PARCIAL É CONSIDERADO PLÁGIO, PORTANTO A ATIVIDADE SERÁ ZERADA.
Orientações para o envio das atividades:
Formatação das atividades: margem esquerda e superior = 3cm; direita e inferior = 2cm. Texto justificado. Espaçamento entre linhas 1,5cm para o corpo do texto e nas referências o espaçamento entre linhas é simples. Fonte Times New Roman ou Arial e tamanho da letra 12.
Inserir referência no final de cada atividade, mesmo que, o material de consulta seja somente o guia de estudos.
A atividade será avaliada uma única vez, sem reavaliação, somente quando solicitado pelo professor para que seja reenviada a atividade pelo portfólio.
Cópia de sites de internet ou qualquer outro material impresso, sem a devida referência do documento pesquisado, será considerado plágio e a avaliação daquela atividade não serão considerados.
Artigo para a crítica e a problematização:
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS[1]
Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima [2]
A prática pedagógica da alfabetização, atualmente, vem sendo influenciada por alguns estudos e pesquisas sobre Conhecimento e Linguagem: Construtivismo, Socioconstrutivismo, Psicogênese da Língua Escrita, Análise do discurso e linguagem extraverbal.Construtivismo é a aplicação pedagógica dos estudos de Jean Piaget (1896-1980), educador, psicólogo, biólogo e filósofo suíço que reformulou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem.
Ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, a Piaget interessava uma visão transformadora da Epistemologia. Segundo suas pesquisas, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo se dá pela assimilação do objeto de conhecimento, no nosso caso, a Língua Portuguesa, a estruturas anteriores presentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas em função do que vai ser assimilado. Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. Nesse enfoque, a função do professor é propiciar situações para que a criança construa seu sistema de significação, o qual, uma vez organizado na mente, será estruturado no papel ou oralmente. O Socioconstrutivismo é uma teoria que vem sendo desenvolvida a partir dos estudos de Vigotsky e seus seguidores. Vigotsky (1896-1934) graduou-se em Literatura na Universidade Moscou. Lecionou Literatura e Psicologia
...