Lentes Oftalmicas
Monografias: Lentes Oftalmicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nelitamanu • 26/8/2014 • 4.508 Palavras (19 Páginas) • 618 Visualizações
ZEISS
Aqui você irá encontrar algumas informações interessantes sobre parâmetros ópticos como comprimento de onda, índice de refração, transmissão de luz e o papel que eles têm no campo das lentes para óculos.
Deficiências visuais, ou "ametropia" como dizem os profissionais, e as possibilidades disponíveis de corrigí-las estão explicadas e ilustradas de maneira clara e fácil de entender.
Você também irá receber algumas informações úteis não somente sobre os princípios por trás dos revestimentos anti-reflexo, mas também sobre os benefícios oferecidos pelas lentes com outros revestimentos.
Básico - A Óptica e os Olhos
Saiba mais sobre os parâmetros ópticos mais importantes da
propagação e reflexão da luz.
Comprimento de onda
A propagação da luz pode ser descrita usando-se a teoria das ondas eletromagnéticas. A distância separando um pico de uma onda de luz do próximo pico é o comprimento de onda .
O intervalo da radiação óptica (100 nm - 1 mm) cobre as regiões ultravioleta (UV), luz visível (VIS) e infravermelho (IR).
Os comprimentos de onda da luz visível estão entre 380 nm e 780 nm. Para descrever uma certa cor da luz visível, o comprimento de onda é especificado no ar.
Índice de refração n
O índice de refração n de uma lente especifica a relação da velocidade da luz no ar com a velocidade da luz na lente.
Devido a redução da velocidade da luz na lente, a luz submete-se à mudança de direção, se incidir obliquamente na superfície da lente. Este processo é conhecido como refração. Quanto mais alto o índice de refração do material, maior é a redução na velocidade da luz e maior será a refração. A luz é mais fortemente refratada por lentes com maior índice de refração.
Refração da luz na interface ar/superfície da lente
Reflexão, absorção e transmissão
Quando a luz incidente passa através da lente, é atenuada por reflexão na interface e por absorção no material da lente.
Reflectância
Reflectância é a razão entre a luz refletida e a luz incidente em uma interface entre dois meios ópticos. Se a reflectância é multiplicada por 100, a porcentagem da luz refletida é obtida. Lentes com um revestimento anti-reflexo reduzem a quantidade de luz refletida, incrementando a transmissão da lente.
Absortância
A atenuação da luz quando passa através da lente é conhecida como absortância. Quanto mais escura uma lente, maior a sua absortância.
Transmissão
Transmissão é a habilidade de uma lente em deixar a luz passar através dela. A transmissão de uma lente é a razão da luz emergente com a luz incidente. A transmissão em uma lente com revestimento anti-reflexo é maior do que uma lente sem esse revestimento.
Fator de redução de luz
A soma da reflectância e da absortância resulta no fator de redução da luz. Este fator é um importante parâmetro na óptica oftálmica e é especificado como uma porcentagem, para indicar o grau de coloração ao qual uma lente deve ser submetida.
Dispersão Links
Qualquer cor da luz, caracterizada por seu comprimento de onda no ar, se propaga em diferentes velocidades na lente. Quanto menos o comprimento de onda, menor é a velociodade da luz na lente. É por esta razão que a luz azul (onda curta) é mais fortemente refratada do que a luz vermelha (onda longa). Diferentes índices de refração podem ser dados para a luz vermelha, a verde e a azul.
Se a luz branca é refratada na lente, ela é dividida em vários componentes, uma vez que cada cor é refratada diferentemente. Este fenômeno é conhecido como dispersão.
Número de Abbe Links
O número de Abbe é usado para descrever as propriedades de dispersão de uma lente. É a razão entre o ângulo de deflexão e e ângulo médio de dispersão F`C`.
Um número de Abbe baixo indica um alto nível de dispersão. O número de Abbe não deve ser menor que 30 para assegurar que as bordas das cores não atrapalhem a visão periférica.
Número de Abbe e índice de refração
Poder Equivalente e Poder de Vértice Posterior Links
Poder equivalente F
O poder equivalente F é o inverso da distância focal, medido em metros. Assim como o poder equivalente de uma superfície opticamente efetiva, o poder equivalente de uma lente é dado em dioptrias (dpt).
O poder da superfície é determinado pela razão da diferença entre os índices de refração dos dois meios e o raio de curvatura da sua superfície. Os dois poderes de superfície F1 e F2 resultam no poder equivalente F de uma lente, levando em consideração a espessura (t) do centro.
Poder de vértice posterior S'
Na óptica oftálmica não somente o poder equivalente S' é usado para denotar o poder de uma lente como também o poder de vértice
...