Leptospirose
Artigo: Leptospirose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rogerito • 21/9/2014 • 812 Palavras (4 Páginas) • 570 Visualizações
O processo do cuidar na enfermagem do portador de leptospirose
Alunos: Juliana Alves, Juliana Martins, Rogerio Ribeiro, Everton Pereira, Graciano Freire, Glaucineide Monteiro
Professora Formentadora: Wanusca Portugal /turma :enfer.3Atarde
E-mail do responsável:jas-pe@ig.com.br
IBGM-Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing
Palavras –chaves: leptospirose, síndrome de Weil, animais.
INTRODUÇÃO
A leptospirose é uma doença aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do genêro leptospira (espiroquetas).Sua transmissibilidade dá-se através de contanto direto e indireto com a urina de animais silvestres e domésticos infectados, como cachorros, bovinos, suínos e roedores, sendo estes responsáveis por sua transmissão.
A leptospirose entra no organismo através das mucosas, da pele íntegra ou com pequenos ferimentos e disseminasse na corrente sanguínea.
O agente causal (leptospira) são bactérias espiraladas, longas, pontiagudas e ativamente móveis .A habilidade em sobreviver e multiplicar é o maior componente de virulência das leptospiras. Imediatamente após a penetração no hospedeiro, quer seja anima ou humano, elas se disseminam rapidamente por via linfática e sanguínea. Enquanto as leptospiras não patogênicas são destruídas rapidamente pela fagocitose reticulo-endotelial, as patogênicas escapam a fagocitose e rapidamente se multiplicam atingindo vários órgãos. Cerca de 5-7 dias após a infecção aparecem os sintomas.
A leptospirose humana pode se manifestar de forma leve ou moderada, também denominada anictérica, ou severa e fatal (síndrome de Weil).o período de incubação varia de 2 a 20 dias, sendo nos sintomas iniciais semelhantes aos da gripe, que depois evoluem para alterações específicas.
A síndrome de Weil, causada pelos sorovares icteohaemorrhagiae e Copenhageni, é a mais frequente e mais grave dessa enfermidade, com letalidade que pode chegar a 40% .
A síndrome de Weil foi descrita pela primeira vez em 1886 por Adolf Weil .Nesse caso ocorre vasculite disseminada ,com grave disfunção renal e hepática, alterações hemodinâmicas e alterações no nível de consciência
É importante ressaltar que 90% dos casos de leptospirose manifesta-se de forma benigna. São mais comuns em homens do que em mulheres, com proporção superior de 10 para 1.
Nos animais que entram em contato com essa bactéria, quando não morre com insuficiência renal e hepática , sobrevivem e tornam-se portadores e excretores de leptospiras pela urina de forma assintomática ,disseminando a doença para outros animais da mesma espécie, outras espécies e para o homem.
Sintomas inespecíficos
FEBRE DE 38-39 C
CANSAÇO
INDISPOSIÇÃO
CALAFRIOS
CEFÁLEIA
MIALGIAS (DOR NA PANTURILHA)
CONJUTIVAS CONGESTAS
NÁUSEAS
VÔMITOS (HEMOPTISE)
Sintomas Específicos
ICTERÍCIA
ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES
DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS
DIFICULDADE RESPIRATÓRIA
DISFUNÇÃO RENAL
Tratamento
O tratamento consiste em medidas de suporte, com hidratação venosa ,analgesia, correção de distúrbios de coagulação com administração de vitamina K, monitoração da função renal, realização de diálise se necessário e monitorização cardíaca ,além de antibioticoterapia .O tratamento mais empregado consiste no uso de penicilina cristalina ou doxiciclina, porém há relatos isolados do uso de outros antibióticos, como ceftriaxona e eritromicina.
Objetivos Gerais
Descrever
...