Libras
Ensaios: Libras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grazirh2014 • 21/3/2015 • 753 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O trabalho que será apresentado a seguir relata sobre a surdez. A história e seus aspectos abrangentes deste tão desconhecido tema.
Com o passar do tempo, a comunicação através de gestos foram aperfeiçoando-se, hoje a conhecemos como LIBRAS.
No Brasil, essa linguagem de sinal é bem utilizada. Hoje há integração nas escolas, mas nem sempre foi assim, no decorrer de sua história, que começa no tempo da Grécia antiga, o medo do desconhecido e ignorância discriminatória puniam famílias por terem filhos surdos onde nem poderiam assumir seus bens.
Nos tempos atuais, infelizmente as leis que deveriam apoiar estes que tem direitos iguais a nós são escassas.
Nós como futuros educadores devemos saber que a tarefa da educação, é dar condições para que o ser humano se desenvolva e aprenda, nosso papel é dar a oportunidade para que ele adquira habilidades e conhecimento e ocupa, seu lugar como cidadão, conhecendo os direitos que tem. A inclusão para com alunos portadores dessa necessidade exige da escola, profissionais com preparo e aperfeiçoamento.
A escola para receber alunos com necessidades especiais deve reconhecer as diferenças nas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos seres humanos, o que enriquece seu conhecimento do processo educacional.
Temos por finalidade, esclarecer o papel da escola e dos profissionais que irão receber a criança com necessidades educacionais especiais, pois o processo de inclusão é essencial à união entre profissionais e familiares, para essa realização do programa educacional.
Esperamos que você tenha uma ótima leitura.
2. DESENVOLVIMENTO PARA AS ETAPAS DA ATPS
Nossas pesquisas foram baseadas em sites, artigos, jornais e livros, a equipe trabalhou junto sempre com grande orientação de um para com outro, para os esclarecimentos do tema abordado, buscamos o máximo de informações colocando em debate os pontos fortes, para as etapas de cada ATPS, esse trabalho muito enriqueceu nosso conhecimento e vamos levar conosco para nossas vidas pessoais e profissionais.
3. O QUE É SURDEZ?
Podemos chamar de D.A. Deficiência Auditiva, mais conhecida como surdez é dado o nome pela impossibilidade ou dificuldade de ouvir, a causa pode ser durante a gestação ou após o nascimento, essa deficiência pode variar de grau mais leve a mais profunda, ou seja, a criança pode ouvir sons fracos, como não ouvir som algum.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (2006) – OMS, explica que existem dois tipos de surdez, a surdez condutiva (transmissão), tem origem no ouvido médio ou externo e pode ser alterada através de intervenção médica ou cirúrgica e a surdez neuro-sensorial (percepção) é originada no ouvido interno ou nervo auditivo que liga o ouvido ao cérebro e é permanente.
A menor ou maior capacidade de ouvir sons, chamamos de grau da surdez e é definida em função da diferença, medida em decibéis (dB). De acordo com a diferença obtida nos testes audiométricos, o grau de surdez é classificado como ligeiro,
...