Liderança E Trabalho
Ensaios: Liderança E Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexfisio • 13/9/2013 • 9.402 Palavras (38 Páginas) • 412 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este material didático tendo como facilitadora a Professora Leila Menezes e visa oportunizar o desenvolvimento de líderes. Os objetivos do curso são:
• discutir conceitos de Liderança à luz de teóricos;
• conhecer seu histórico de forma breve;
• apresentar algumas teorias;
• descrever os estilos de liderança;
• capacitar novos líderes.
AULA 01 – CONCEITUAÇÃO DE LIDERANÇA
Entende-se por liderança a capacidade de influenciar pessoas ou a equipe de trabalho em direção ao alcance dos objetivos, conquistando credibilidade, confiança e aceitação.
Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.
Segundo Vergara (2003), liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos, para Robbins (1999), liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas.
Para Hunter (2004), liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem comum. Ainda, segundo o autor, a verdadeira liderança é construída sobre a autoridade, que por sua vez é construída sobre o serviço e o sacrifício, que por sua vez são construídos sobre o amor, e tudo começa com vontade, vontade de servir aos outros. Autoridade é diferente de poder. A primeira é a habilidade de conseguir que as pessoas realizem sua vontade, de bom grado, pela sua influência pessoal, enquanto o outro é a faculdade de forçar ou obrigar outros a fazer a sua vontade – mesmo que ela não seja do interesse deles por sua posição hierárquica.
Liderança para Chiavenato (2005, p.183), é definida como uma influência interpessoal, na qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de uma outra pessoa de maneira intencional, exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos específicos.
“Liderança é o processo de influência pelo qual os indivíduos, com suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns ou compartilhadas.” (Robbins, 2000, p. 371). A seguir apresentamos um quadro que divide os graus de influenciação:
PODER/ INFLUÊNCIA
LIDERANÇA O QUE CONTA É O PODER DA INFLUÊNCIA
Um dos autores mais consagrados do mundo corporativo afirma que a liderança não se expressa pelo cargo, mas sim pelo poder de inspirar pessoas, dirigir equipes e obter resultados. (John Maxwell)
Para John, as pessoas costumam achar que a liderança é substantivo e não verbo. O líder não precisa de cargo, qualquer pessoa que tenha influência sobre a outra é líder. O que importa é sua capacidade de influenciar. ( EPOCA NEGOCIOS, n 13, marco de 2008, ano 2, pagina 34.)
Em um mercado competitivo, seja qual for a área de atuação, a equipe comercial precisa de um bom líder. Porém, este deve estar consciente de que jamais poderá realizar todo trabalho sozinho, mas que deve agregar à sua equipe, pessoas que tenham valores e capacidades que o mesmo ainda não possui.
Quando não acontece desta forma é porque o líder tem receio de perder sua posição, a meu ver onde existe insegurança não pode haver líder ou liderança, pois não existe compatibilidade entre estas características e um bom líder, uma vez que o mesmo deve ter postura e segurança no que faz e nas decisões que toma acerca de sua equipe. Para identificar o trabalho de um líder basta analisar sua equipe, se a equipe está mal é porque não está sob boa e adequada influência do líder.
Vale ressaltar que as mulheres são ótimas lideres, mas que fique bem esclarecido que esta liderança não é através do poder de sedução ou algo semelhante a este, mas devido a intuição mais aguçada que elas tem.
Prova disto é o destaque e repercussão do trabalho realizado por algumas delas como Madre Tereza de Calcutá. Esta só perde em liderança para Moises que levou mais de três milhões de hebreus a terra prometida (hoje Palestina).
Conclua-se que liderança é fundamental para as organizações venderem seus produtos/serviços no mercado atual e que esta liderança depende apenas do poder de influenciar decisões .
QUADRO 2 – OS GRAUS DE INFLUENCIAÇÃO
COAÇÃO PERSUASÃO SUGESTÃO EMULAÇÃO
Forçar, coagir ou constranger mediante pressão ou compulsão Prevalecer sobre uma pessoa, sem forçá-la, com conselhos, argumentos ou indicações para que faça alguma coisa Colocar ou apresentar um plano, uma idéia ou uma proposta a uma pessoa ou grupo, para que considere, pondere ou execute Procurar imitar com vigor, para igualar ou ultrapassar, ou, pelo menos chegar a ficar quase igual a alguém
Fonte: Chiavenato (2005, p.184)
EXERCÍCIO 01: EMPODERAMENTO
Ficha do exercício nº 1 (O conceito de empowerment)
Analise as questões que se seguem e procure discriminar o conceito de empowerment.
Questão Respostas O que deve ser feito para se evitarem falhas na gestão do
empowerment?
1. O empowerment pode ser defi nido como “dar poder aos colaboradores”. O que será o seu contrário? Que palavras poderão definir o seu contrário?
2. O empowerment pode ser definido como “dar poder aos colaboradores”. O que acontecerá se esse poder dado aos colaboradores é exagerado? Que palavras poderão definir o exagero do empowerment?
3. O empowerment pode ser defi- nido como “dar poder aos colaboradores”. Para tal é necessário reunir com eles, ouvir o seu ponto de vista, conversar com eles. Acha que isto é suficiente para podermos falar de empowerment?
Que palavras poderão definir esta postura?
Uma lista de habilidades de liderança críticas para o sucesso
...