Liga Arabe
Monografias: Liga Arabe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ETFB • 6/6/2014 • 584 Palavras (3 Páginas) • 397 Visualizações
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a liga árabe.
A criação da liga aconteceu no dia 22 de março no ano de 1945, na cidade do Cairo, no Egito,sendo uma associação voluntária dos estados árabes,formando-se um"pacto de solidariedade", entre os países fundadores que foram Egito, Síria, Líbano, Jordânia, Iraque, Arábia Saudita e Iêmen.
Seu idioma oficial é árabe.
Sendo formada atualmente por 22 paises Egito, Argélia, Líbia, Sudão, Mauritânia, Marrocos, Tunísia, Djibuti, Iêmen, Omã, Arábia Saudita, Somália, Jordânia, Palestina, Líbano, Síria, Iraque, Kuwait, Bahrein, Catar, Emirados árabes e a Autoridade Nacional Palestina.
O Objetivo da Liga articular e organizar as questões políticas e econômicas de seus países-membros em âmbito internacional, também era um de seus objetivos a independência e a integridade dos estados-membros; Esta posição evoluiu para uma política de cooperação econômica e defesa coletiva, sendo esta firmada por um tratado assinado em 1950 – Tratado de Cooperação Econômica e Defesa Conjunta.
A estrutura da liga é composta de três entes: Conselho, Comitês Permanentes e Secretariado-Geral.
O Conselho é o órgão supremo da Liga, sendo composto por representantes dos estados-membro, sendo os representantes são em geral os ministros dos Negócios Estrangeiros, os seus representantes ou delegados permanentes. Cada estado tem direito a um voto no Conselho, independentemente do seu tamanho ou número de habitantes.
As decisões adaptadas por maioria são vinculantes apenas para os estados que as aceitem.
Pode decidir sobre a adesão de novos membros, bem como sobre a introdução de emendas à Carta. Deve também servir de mediador em caso de conflitos entre estados-membro.
Comitês permanentes estão dispostos no artigo 4º do Estatuto da Liga e são separados pelas categorias enumeradas no artigo 2º, dentre elas encontram-se saúde, economia e cultura.
Sendo a organização liderada por secretariado-geral, no presente momento, o egípcio Nabil Al-Arabi – nomeado em 2011, é dividida em 14 departamentos e sedia 17 uniões comerciais. Suas responsabilidades são administrativas e jurídicas, como apresentar relatórios e dados, representar a organização internacionalmente e participar do Conselho.
O estatuto da liga árabe possui um prefácio, 20 artigos e 3 anexos. Seu prefácio trata do que os países membros visam que é um fortalecimento e uma aproximação das relações entre os estados árabes, juntamente com a cooperação dos estados para garantir seus futuros e realizar suas aspirações, efetivando assim os interesses pan-arábicos (O Pan-arabismo é um movimento político tendente a reunir os países de língua árabe e de).
Os artigos prevêem os objetivos da organização, admissão de civilização árabe numa grande comunidade de interesses. É um movimento de unificação entre as nações 4 Membros, existência de um Conselho da Liga Árabe, do Comitê Permanente e do Comitê Financeiro, sede e o Secretariado, privilégios diplomáticos, expulsão de um Membro e emenda ao Estatuto.
Sua
...