Ligações Quimicas
Trabalho Escolar: Ligações Quimicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pat28 • 19/4/2013 • 876 Palavras (4 Páginas) • 831 Visualizações
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Para os químicos, a tabela periódica, sempre será como um grande alfabeto. Através da união entre os diferentes elementos é possível formar as "palavras", ou seja, moléculas ou compostos. Devido a instabilidade dos elétrons todos os elementos químicos têm a capacidade de realizar ligações com outros elementos. Assim, quanto maior for a quantidade de energia, maior será a instabilidade de qualquer corpo ou objeto. De maneira geral, os átomos encontram-se isolados, mas agrupam-se para formar o universo tal como o conhecemos. As moléculas ou compostos são representados por fórmulas químicas. As fórmulas químicas são representações gráficas resultantes da união entre átomos, íons e elementos.
LIGAÇÃO IÔNICA
É o tipo de ligação que ocorre entre metais e não – metais, quando o metal doa elétrons tornando-se um íon com carga elétrica positiva ( cátion ) e o não – metal recebe elétrons tornando-se um íon com carga negativa ( ânion).
Esse tipo de ligação ocorre quando:
a) Um elemento metálico reagir com um não – metal
b) Metais, que possuem 1, 2 ou 3 elétrons na última camada se unem com não – metais que possuem 5, 6 ou 7 elétrons na última camada.
c) Os metais doarem seus elétrons da última camada, que serão recebidos pelos não – metais.
d) Após a doação e recebimento de elétrons os metais se transformam em cátions e os não – metais em ânions.
Exemplo: Na e Cl
Na (Z = 11) K = 2 L = 8 M = 1
Cl (Z = 17) K = 2 L = 8 M = 7
O Na quer doar 1 é → Na+ (cátion)
O Cl quer receber 1 é → Cl – (ânion)
O cloro quer receber 7 é na última camada. Para ficar com 8 é (igual aos gases nobres) precisa de 1 é.
Na+ Cl – → NaCl
cátion ânion cloreto de sódio
LIGAÇÃO METÁLICA
Os metais são bons condutores de eletricidade por causa da facilidade com que os elétrons se movimentam, pois se encontram livres. Isso ocorre porque os metais têm baixa energia de ionização, ou seja, a atração sobre os elétrons é baixa. Temos então uma estrutura formada por cátions fixos cercados por um “mar de elétrons” (A consideração de que a corrente elétrica é um fluxo de elétrons levou à criação da Teoria da Nuvem Eletrônica ou Teoria do “Mar” de elétrons. Pode-se dizer que o metal seria um aglomerado de átomos neutros e cátions, mergulhados numa nuvem ou “mar” de elétrons livres. Esta nuvem de elétrons funcionaria como a ligação metálica, que mantém os átomos unidos). Provenientes da camada de valência. A interação entre elétrons livres (-) e os cátions (+) determina a estrutura cristalina dos metais e uma série de propriedades características:
Maleabilidade; Ductibilidade; Boa condutibilidade térmica e elétrica; Alto ponto de fusão; Resistência à tração e Brilho.
Exemplos de ligas metálicas:
Aço comum: liga de ferro e carbono. Por ter maior resistência à tração, é muito usado em construções, pontes, fogão, geladeira.
Aço inoxidável: liga de ferro, carbono,
...