Limpeza de fábricas de vidro
Projeto de pesquisa: Limpeza de fábricas de vidro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 96699914 • 28/4/2014 • Projeto de pesquisa • 467 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
Limpeza de vidrarias.
1. Introdução:
Para maior precisão dos resultados desejados dentro de um laboratório depende de uma limpeza adequada da vidraria utilizada. A lavagem de vidrarias é muito importante para as práticas realizadas em laboratório, pois impurezas podem comprometer os resultados de todo experimento. O principal método de lavagem usado é feito com água comercial da rede e detergente neutro com o auxilio de uma esponja ou escova, após esse processo a vidraria é enxaguada, enchem-se os frascos com agua, agitando bem e esvaziando logo em seguida, repetindo esse processo por cinco ou seis vezes para a remoção de qualquer residuo de sabão ou outro material, e então lavar os aparatos com três ou quatro porções de água destilada. Para melhor descontaminação das vidrarias é recomendado que apos o procedimento de lavagem deve-se coloca-las em uma solução de acido cloridrico (5%) , acido sulfurico (5%) ou hipocloreto de sodio (1/5) por no minimo 15 minutos.
Deve-se lavar a vidraria imediatamente após o uso, caso uma lavagem completa não for possível,o procedimento é colocar a vidraria de molho em água. Caso isso não seja feito, a remoção dos resíduos poderá se tornar impossível. Ao lavar um recipiente pode-se usar sabão, detergente ou pó de limpeza, não permitindo que ácidos entrem em contato com recipientes recém-lavados antes de enxaguá-los muito bem e se certificar que o sabão (ou detergente) foi completamente removido.
2. Objetivo:
Descrever os procedimentos para lavagem e descontaminação das vidrarias e materiais utilizados em laboratório.
3. Materias e reagentes
3.1- Materias:
Bandeija plastica;
Vidrarias;
Luvas;
Papel toalha;
3.2- Reagentes:
Ácido cloridrico (5%);
Água destilada;
4. Procedimento experimental:
O procedimento foi realizado a temperatura de 27 0C e a umidade de 52%.
Inicialmente separou-se diversos tipos de vidrarias, como tubos de ensaio, bastão de vidro, pipetas, placa de petri, balão volumetrico e erlenmeyer para processo de lavagem e descontaminação. Pegou-se uma bandeija plastica e colocou-se a solução de ácido cloridrico (5%), com o auxilio de um béquer foi passando a solução em todas as vidrarias, em cada parte interna e externa, em seguida foram todas postas de molho durante 15 minutos no liquido.
Logo após o molho, passou-se água destilada nas vidrarias com o objetivo de retirar toda a solução de ácido cloridrico contida. Em seguida todas as vidrarias foram colocadas para secagem sobre papel filme. Após a secagem, foram guardadas em seus devidos lugares.
Todo o procedimento foi realizado com luvas, como proteção devido a manipulação com ácido.
5. Resultado e discussão:
Durante
...