Linguagem C
Dissertações: Linguagem C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Talitafac • 22/9/2013 • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 264 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo a aprendizagem mais profunda no que diz respeito á Lógica de Programação e Linguagem C.
O C nasceu na década de 70, inventado por Dennis Ritchie que o implementou pela primeira vez usando um DEC PDP-11 rodando o sistema operacional UNIX. Unix é um sistema operativo portátil, multitarefa e multiutilizador - sistema operacional que permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador.
O C é derivado de uma outra linguagem, o B, criado por Ken Thompson. O B por sua vez, veio da linguagem BCPL, inventada por Martin Richards. A próxima linguagem progressiva da ideia de C se chamará P.
2. LINGUAGEM C
O que é C ?
C é "Case Sensitive", isto é, maiúsculas e minúsculas fazem diferença.
Se for digitado a palavra soma ela será diferente de Soma, SOMA, SoMa ou sOmA. Da mesma maneira, os comandos do C if e for que só podem ser escritos em minúsculas pois senão o compilador não irá interpretá-los como sendo comandos, mas sim como variáveis.
O C é uma linguagem de programação lógica que é utilizada para a criação de programas diversos, como processadores de texto, planilhas eletrônicas, sistemas operacionais, programas de comunicação, programas para a automação industrial, gerenciadores de bancos de dados, programas para a solução de problemas da Engenharia, Física, e outras Ciências.
É uma das mais importantes e populares por ser portátil, flexível, e pela padronização dos compiladores existentes. É padronizada pela ISO
Todo programa C inicia sua execução chamando a função main(), sendo obrigatória a sua declaração no programa principal.
Comentários no programa são colocados entre /* e */ não sendo considerados na compilação.
Cada instrução encerra com ; (ponto e vírgula) que faz parte do comando
Compilador: São programas que fazem traduções para a linguagem de máquinas, isto é, a partir de um código fonte escrito em uma linguagem compilada, cria um programa relativamente equivalente, porém escrito em outra linguagem. Um compilador não cria um programa em linguagem de máquina antes que esteja absolutamente livre de erros.
3. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Lógica de programação: É a técnica para ligar os pensamentos para atingir determinado objetivo. A lógica de programação é necessária para quem deseja trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, permitindo a sequência lógica para o desenvolvimento.
Sequência Lógica: São passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.
Instruções: É um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.
Programas: São algoritmos escritos numa linguagem de computador, como Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic, Delfi, Java entre outras. São interpretados e executados por uma máquina, no caso um computador.
Algoritmo: É uma sequência lógica finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.
Exemplo de algoritmo seria a troca de uma lâmpada, já realizada na sala de aula.
• Pegar a escada;
• Posicionar a escada debaixo da lâmpada;
• Pegar uma lâmpada nova;
• Subir na escada;
• Girar a lâmpada velha;
• Retirar a lâmpada velha;
• Colocar a lâmpada nova;
• Descer da escada;
• Ligar o interruptor.
É uma ordem lógica, eu não poderia colocar a lâmpada nova sem antes ter feito todo o processo para retirar a lâmpada velha.
Para ser feito um algoritmo são utilizadas algumas técnicas como:
• Usar somente um verbo por frase
• Desenvolver um algoritmo de tal forma que qualquer pessoas possa entender
• Usar frases curtas e simples
• Ser objetivo
• Procurar usar palavras que não tenham sentido duvidoso ou duplo sentido
Teste de mesa: É o nome dado para a verificação dos algoritmos, para saber se estão corretos.
Diagrama de bloco: O diagrama de blocos é uma forma padronizada e eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento.
Simbologia: São símbolos utilizados em um diagrama de bloco, que sempre será acompanhado de uma escrita.
4. CONSTANTES, VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS
Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula.
Variável de C: Uma variável de C é um espaço de memória reservado para armazenar certo tipo de dado e tendo um nome para referenciar o seu conteúdo. Pode conter a cada instante, valores diferentes.
Toda variável em C deve ser declarada no início do bloco de uma função, logo após a abertura da chave e antes de qualquer outra instrução. Recebe este nome para poder ser referenciada e modificada quando houver necessidade.
Exemplos: Temperatura, velocidade, tempo, cotação do dólar.
Constantes: Uma constante é um determinado valor fixo que não se modifica durante a execução de um programa.
É classificada como sendo numérica, lógica e literal.
.
...