Linguagem E Argumentaçao
Trabalho Universitário: Linguagem E Argumentaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinacborges • 18/9/2014 • 658 Palavras (3 Páginas) • 788 Visualizações
ATIVIDADES DA AULA 1 (1.25)
- Responda, a seguir, quais são os elementos de comunicação presentes nas charges abaixo:
a. http://www.chargeonline.com.br/
EMISSOR : mosquitinho da dengue.
RECEPTOR : público leitor.
CANAL : alerta sobre o mosquito da dengue.
MENSAGEM : que o mosquito é tão perigoso quanto à um assalto.
REFERENTE : os avisos de perigo.
CÓDIGO : verbal.
FUNÇÂO : conotativa.
b.
http://www.chargeonline.com.br/
Emissor : funcionaria.
Receptor : a patroa.
Mensagem : funcionaria exigindo seus direitos.
Canal de Comunicação : diálogo entre duas pessoas.
Código : verbal .
Referente : a carga horaria de trabalho.
Qual a função da linguagem predominante na charge acima?
R : função metalinguística.
ATIVIDADES DA AULA 2 (LEITURA: INTERPRETAÇÂO DE TEXTOS)-1.25
OS MURAIS DE PORTINARI AOS ESPAÇOS DE BRASÍLIA
"Desenhar para ele é uma coisa; pintar é outra. No desenho se afirma, na pintura se esconde. Pela linha fala com extraordinária precisão estilística, preciosismo, audácia, e vai, por vezes, até, a elegância, mesmo mundana; pela cor, ele se retrai e silencia. (...) Milton Dacosta foi o primeiro artista, hoje consagrado, que no Brasil partiu do Cubismo, ou melhor, das repercussões da revolução cubista até as nossas praias provincianas. (...) Dessa fase, entre 1939 e 40, nos deu algumas telas que ainda hoje interessam pela essencialização dos valores plásticos, o desprezo dos detalhes anedóticos para só guardar os que definem o ambiente e, sobretudo, marcam a atmosfera, principal tema delas. (... ) A esquematização das formas, sobretudo o ovoide das cabeças sem pormenores fisionômicos, lembra Modigliani. Realmente, o ar que se respira nessas telas é o ar da "escola de Paris".(PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981, p. 143-4)
INTERPRETAÇÃO(2.0)
1. Segundo o texto, a obra de Dacosta é notável:
a) pela temática; b) pelo desenho; c) pelo colorido; d) pelo pormenor; e) pela originalidade.
2. Ainda segundo o texto, a aproximação possível entre Dacosta e Modigliani firma-se:
a) na profusão de detalhes no retrato.
b) no caráter fisionôrnico do ovóide corporal.
c) na essencialização dos valores anedóticos.
d) na simplificação das formas humanas.
e) na pintura cubista de praias provincianas.
3. Dê os significados dos termos ou expressões: "preciosismo' "pormenores fisionômicos" e "ar que se respira".
a) muito precioso, traços faciais, influência que se capta.
b) insistência demasiada, minúcias físicas, luminosidade ambiente.
c) delicadeza,
...