Linguagem E Cominação
Resenha: Linguagem E Cominação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vj32 • 17/9/2013 • Resenha • 215 Palavras (1 Páginas) • 243 Visualizações
Linguagem e Comunicação
Nós todos usamos a linguagem, a maior parte do tempo, para pedir ou transmitir informações. Esse uso, mesmo quando é utilitário, não deixa de ser legítimo. Precisamos nos comunicar. Sinto uma necessidade dupla: quero que o outro (o interlocutor) me entenda e quero também entendê-lo.
A linguagem, contudo, não se limita a informar, não se reduz à função de comunicar dados e fatos, conhecimentos constituídos. Há uma dimensão
constituinte na atividade humana. Os seres humanos estão constantemente modificando o mundo; eles inventam coisas novas, eles se inventam a si mesmos.
A linguagem deve dar conta não só das necessidades objetivas, mas também das necessidades subjetivas, que expressam nas palavras, nas imagens, nos sentimentos, nas sensações, nas emoções, nas instituições – em tudo o que os seres humanos precisam sentir diante do novo – a capacidade da humanidade de enriquecer sua linguagem.
Indo um pouco mais fundo: expressam a capacidade da humanidade de se enriquecer através da linguagem.
Dizer melhor alguma coisa, senti-lá melhor e pensá-la melhor são desafios interligados. Se o sujeito falha ao enfrentar um deles, ficará prejudicado em seu esforço de enfrentar os outros dois. Quem se exprime mal,em geral, está confuso tanto no plano do pensamento quanto no da sensibilidade.
...