Lista De Sistemas Multimidias
Trabalho Universitário: Lista De Sistemas Multimidias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romocelin • 10/6/2014 • 978 Palavras (4 Páginas) • 1.140 Visualizações
Sistemas Multimidia I
Lista 1
Perguntas:
1. Defina multimídia.
2. Os tipos de produtos multimídia podem ser classificados de acordo com o grau de interação em: Títulos, Aplicativos e Sítios (Sites). Cite as principais características dos Títulos Lineares e dos Títulos Hipermídia.
3. Cite os principais elementos de uma aplicação multimídia na internet (sites).
4. Cite exemplos de tipos de informação multimídia estáticas e dinâmicas.
5. Quais são os tipos de plataforma multimídia.
6. Dentro do contexto de rede de comunicação de dados multimídia cite as principais características da Arquitetura cliente-servidor.
7. Quais são os conjuntos de serviços que se apoiam nos protocolos TCP/IP?
8. Cite as principais características do protocolo HTTP.
9. As principais etapas do ciclo de vida de um projeto de produção multimídia são: 1- Ativação; 2- Especificação; 3- Desenvolvimento; 4- Operação. Descreva de uma forma sucinta as principais características da etapa de Especificação.
10. Dentro do contexto do Processo Técnico de um projeto multimídia existe na etapa de Análise a técnica conhecida como Casos de Uso. Descreva as principais características desta técnica.
11. Cite e descreva sucintamente dois princípios de design de interfaces de usuário.
12. Dentro do contexto de representação digital de imagens descreva as principais características de pixels e resolução espacial de imagens.
13. Dentro do contexto de modelo de cores descreva de uma forma sucinta o sistema aditivo RGB.
14. Quais são as principais características de formatos de arquivos de imagens?
15. O que você entende por compressão de imagens sem perda e compressão de imagens com perda?
16. Defina gráficos vetoriais.
17. Descreva o que você entende pelo processo computacional conhecido como rendering (síntese de imagens).
18. Quais são as principais vantagens dos arquivos vetoriais?
19. Cite e descreva exemplos de primitivas geométricas lineares.
20. Cite e descreva exemplos das principais entidades utilizadas em superfícies poligonais.
21. Explique o que você entende por câmera sintética dentro do contexto de modelagem tridimensional.
22. Iluminação Ambiente, Difusa e Especular são conhecidas como as três propriedades ou componentes de cor. Descreva as principais características da luz ambiente.
23. Explique o que você entende pela técnica de foto-realismo conhecida como mapeamento de textura.
Respostas:
1- São programas que utilizam múltiplos meios para representar informações que comunicam homem – computador. Ex: texto, gráfico, imagens, etc.
2- Título: indica um grau de comportamento mais rígido.
- títulos lineares: a apresentação do material segue ordem sequencial e predeterminada.
-títulos hipermídia: a ordem de visualização é determinada pelo usuário, que terá controles para uma navegação não sequencial.
3- Um serviço de hipermídia na internet se caracteriza por estar registrado em um servidor www, e ser acessado remotamente através de algum navegador(IE, Chrome, etc). Os sítios são escritos em linguagem HTML, e a navegação se dá de página por página através de hiperligações(hyperlinks).
4- Estáticas: compostas por itens de informação independentes do tempo; mídias com dimensões unicamente espaciais(textos, imagens e vetores gráficos).
Dinâmicas: o tempo ou dependência temporal entre os itens da informação fazem parte da própria informação. (áudio, animação e vídeo).
5- Texto, imagem, áudio, vídeo, animação e gráficos vetoriais.
6- O cliente utiliza seu computador para utilizar do serviço multimídia, acessando a base de dados de uma outra máquina mais potente(o servidor).
7- Conjunto de serviços que se apoiam no protocolo TCP/IP:
- correio eletrônico (email);
- transferência remota de arquivos(FTP);
- ligações a computadores remotos(Telnet);
- rede de notícias (NNTP);
- transferência de recursos web (HTTP);
8- O protocolo HTTP é um protocolo a nível de aplicação que permite efetuar o pedido de recursos a servidores remotos, fornecendo mecanismos que suportam aplicação web. Ele define regras pelas quais um programa-cliente interage com um programa-servidor de modo a trocarem pedidos e respostas de informação. O recurso mais comum solicitado é uma página HTML.
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