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Lista de Exercícios Algoritmo e Estrutura de Dados

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

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Primeira Lista de Exercícios

Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação

Disciplina: Algoritmos e Estruturas de Dados II

Entrega: 1ª Prova

Professor(a): Virgílio Borges de Oliveira

  1. Dada a expressão pré-fixa abaixo, desenhe a árvore de expressão e ache as expressões infixa e pós-fixa: (/ (+ 3 9) (* (– 7 4) (+ 6 1)))
    [pic 1]

INFIXA: 3 + 9 / 7 - 4 * 6 + 1

PÓS-FIXA: 3 9 + 7 4 - 6 1 + * /

EM ORDEM: ESQ/IMP/DIR

PRÉ-ORDEM: IMP/ESQ/DIR

PÓS-ORDEM: ESQ/DIR/IMP

  1. Ao se percorrer uma árvore binária, temos:

Pré-Ordem: Z C S N X B J T D O M F L P

Em-Ordem: C X J B T N S Z D O L F P M

Desenhe uma árvore binária que satisfaça esses percursos.

[pic 2]

  1. Sobre avaliação de expressões em árvore binária, faça o que se pede.
  1. Dada a expressão abaixo em notação pós-fixa, desenhe sua respectiva árvore.

((((X (B C +) –) F *) A –) U –) ((Z L +) J +) /

[pic 3] 

  1. Apresente a expressão em notação infixa devidamente agrupada com parênteses.

(((((B + C) - X) * F) - A) - U)) / (((Z + L) + J)

  1. Apresente a expressão em notação pré-fixa.

/ (- U (- A (* (F - (+ B C)) X))) (+ J (+ Z L))

  1. Com relação a Teoria dos Grafos, defina os termos abaixo:

  1. Grafo: É um conjunto de vértices conectados por arestas.
  1. Dígrafo: São arestas direcionadas.
  1. Vértice: É um ponto em que duas ou mais curvas, linhas ou arestas se encontram.
  1. Aresta: É um segmento de linha que une dois vértices.
  1. Vértice adjacente: Vértice adjacente é um vértice que está ao lado, conectado por uma aresta de um vértice específico.
  1. Grau do vértice: Número que determina  quantidade de vértices adjacentes ao vértice avaliado.
  1. Grafo completo: É um grafo simples onde cada vértice está conectado aos demais.
  1. Caminho: Sequência de dois ou mais vértices conectados por arestas.
  1. Ciclo: Caminho que termina no vértice de origem.
  1. Faça um comparativo entre Matriz de Adjacência e Lista de Adjacência na representação de Grafos, apresentando os prós e contras de cada estrutura.

Matriz de Adjacência (prós): Pode achar vértices que emanam e que chegam a um determinado vértice, implementação trivial.

Matriz de Adjacência (contras): Se o grafo pe esparso, o uso de memória é excessivo, Procura por vértices adjacentes pode rastrear um conjunto enorme de memória;

Lista de Adjacência (prós): Para grafos esparsos são melhores.

Lista de Adjacência (contras):

  1. Todo grafo é uma árvore? Justifique.

Nem todo grafo é uma árvore, pois não possuem ciclos.

  1. O que são grafos planares e como podemos identificá-los. Dê exemplos de grafos planares e não planares.

Grafos planares são grafos onde suas arestas não se cruzam e é possível identificá-los caso você consiga desenhá-lo sem cruzar suas arestas.

Grafo planar:                                         Grafo não planar:

                                                        [pic 4][pic 5]

  1. O que são grafos eulerianos? Exemplifique.

Grafos Eulerianos são grafos que possuem ciclos eulerianos, ou seja um caminho que passa por todas as arestas sem repetir e termina no vértice de origem, além disso todos os vértices do grafo devem ter grau par.

  1. Quais grafos são unicursais? Desenhe um grafo unicursal e destaque o caminho de Euler.

        [pic 6]

Grafos unicursais são aqueles que possuem apenas dois vértices de grau ímpar

  1. Determine os valores de n para os quais o grafo completo Kn é euleriano. Para quais valores de n, o Kn é unicursal? Justifique.
  1. A figura abaixo ilustra o mapa do Departamento de Matemática de uma importante Universidade. A entrada principal está na parte norte do Departamento. Determine se é possível que uma pessoa possa andar pelo Departamento passando por cada porta exatamente uma vez e terminando onde começou.

[pic 7]

  1. Para o grafo abaixo, apresente:[pic 8]

  1. A matriz de adjacências do grafo.

A0

B1

C2

D3

E4

F5

G6

A0

0

5

0

7

8

0

0

B1

5

0

9

11

16

8

0

C2

0

9

0

0

5

13

3

D3

7

11

0

0

4

0

0

E4

8

16

5

4

0

15

0

F5

0

8

13

0

15

0

17

G6

0

0

3

0

0

17

0

...

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