Literatura infantil
Seminário: Literatura infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: babicaroll • 1/10/2013 • Seminário • 3.399 Palavras (14 Páginas) • 813 Visualizações
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA –
DIDÁTICA PEDAGOGIA
5ª SÉRIE MATUTINO
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- CAMPO LIMPO
Etapa 1
Resumo do tema: Literatura infantil
A importância da literatura infantil e do incentivo a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este projeto propõe. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. Aproximar a leitura das crianças em fase de alfabetização, não pressupõe, necessariamente, um problema de decodificação, mas sim, pressupõe antes aproximá-las de algo que elas, na sua maioria, já conhecem que lhes proporciona em geral experiências divertidas e gratificantes e que fazem parte de sua vida.
O uso do livro em sala de aula, atualmente, tem o objetivo de formar cidadãos críticos e reflexivos, que possam transformar a realidade em que vivem.
A escola é o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegia-se a leitura, pois de maneira mais abrangente, ela estimula o exercício da mente. A percepção do real em suas múltiplas significações; a consciência do eu em relação ao outro; a leitura do mundo em seus vários níveis e, principalmente, dinamização do estudo e conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente, a literatura infantil torna-se, desse, modo, imprescindível. Os professores dos primeiros anos da escola fundamental devem trabalhar diariamente com a literatura, pois, esta se constitui em material indispensável que aflora a criatividade infantil e desperta a veia artística da criança. Nessa faixa etária, os livros de literatura devem ser oferecidos às crianças, através de uma espécie de coleção de sentimentos e emoções que favorecem a proliferação do gosto pela literatura, enquanto forma de lazer e diversão.
Passo 2
1) Nome do projeto: Futuros leitores
2) Público alvo: Alunos do primeiro ano do ensino fundamental, entre seis e sete anos de idade. sala com vinte e três alunos sendo doze meninos e onze meninas, sentados em círculos.
3) Justificativa / fundamentação teórica:
Este projeto tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.
Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo.
Esse hábito é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
No entanto, de acordo com a UNESCO (2005) somente 14% da população tem o hábito de ler, portanto, pode-se afirmar que a sociedade brasileira não é leitora. Nesta perspectiva, cabe a escola desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.
4) Objetivos gerais e específicos:
· Introduzir a leitura desde as séries iniciais
·Incentivo á leitura de forma prazerosa
·Desenvolver vínculo da criança com a leitura
·Tornar a leitura um hábito
·Alfabetizar através de livros e histórias
5) Cronograma:
Uma aula semanal com duração de quatro horas durante todo o ano letivo
6) Desenvolvimento / ações:
Aulas baseadas em histórias da literatura infantil, folclore, e histórias contadas por eles.
1° aula
.
Tema da aula: cantinho da história
Objetivos específicos:
Despertar o hábito de leitura nas crianças
Apresentar o que são textos
Sondar o conhecimento que cada aluno tem sobre livros, leitura e literatura
Conteúdo: Leitura na alfabetização inicial
Procedimentos:
1° etapa: Selecionar pequenos textos, poemas ou canções que eles já conheçam de cor
2 °etapa - Informar onde se inicie o texto e propor que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
3°etapa – Pedir que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Fazer com que justifiquem as escolhas e expliquem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolha
Avaliação: verificar a participação da turma de acordo com a atividade proposta.
2° aula
Tema da aula: a história dos três porquinhos
Objetivos específicos: Estimular as crianças a ouvir historia e ter o gosto por ela, fazer com que tenham o hábito de escutá-las e venha e recontá-las. E principalmente valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
Conteúdo:
...