Logística e a informatica
Por: Bento1234b • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 997 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1] Nome: Bento Júnior Pinheiro Rodrigues Vanessa Alycia Turma: Log 2° B Disciplina: Gestão do Capital Humano. Trabalho: Logística. Tema: Como a informática e a automação podem auxiliar as empresas em suas atividades logísticas. Manaus, 2015. |
- Introdução.
A T.I tem sido cada vez mais importante para as empresas, principalmente na área de logística onde há algum tempo atrás não existiam os softwares que usamos hoje para a otimização do serviço. Como exemplo temos o ERP (Enterprise Resource Planning/Planejamento do Recurso Corporativo), responsável pela gestão corporativa e planejamento. Falaremos mais sobre esses e outros softwares a seguir.
- Desenvolvimento.
2.1 O fluxo das informações.
Atender pedidos dos clientes, programar e reprogramar necessidades de estoque, movimentar materiais e transportes são atividades de operações logísticas que são executadas com base em um fluxo de informações. Manter um fluxo de informações não informatizado, pouco confiável e propenso a erros, contribui para a ineficiência das operações da empresa.
Simchi-Levi e Kaminsky (2010), consideram que três razões justificam a necessidade de informações precisas e a tempo para tornar eficaz um sistema logístico:
1º - a percepção dos clientes que informações sobre situação do pedido, disponibilidade do produto, programação de entrega e faturamento são elementos do serviço total ao cliente;
2º - a possibilidade das metas de redução de estoque na cadeia de suprimentos serem alcançadas com a utilização de informações que possibilitem gerenciar de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos; e
3º - o aumento da flexibilidade, permitindo identificar por meio das informações (qual, quanto, como, quando e onde), os reursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica.
Os sistemas de informações têm como objetivo ligar as atividades logísticas em um processo integrado, combinando hardware e software, para medir, controlar e gerenciar operações logísticas.
Ballou (2007), ilustrando a importância das informações, citando Waymam: "se a compensação de custos está no coração da logística, então informação adequada de custos está no coração da compensação de custos". A T.I evoluiu tanto que hoje existem operações logísticas que só são possíveis com o uso da Tecnologia da Informação.
A globalização pede velocidade, praticidade, eficiência e baixos custos e é ela a responsável por essa série de mudanças e transformações no mercado.
Para Fleury et al.(2000), esse grupo de mudanças vem transformando a visão empresarial sobre a logística, que deixou de ser percebida como uma simples atividade operacional para ser considerada uma atividade estratégica e fonte potencial de vantagem competitiva.
Existe um grande numero de empresas que desenvolvem softwares e hardwares para a logística, porém muitas empresas tem um certo receio com essas tecnologias, tem medo de mudar a cultura organizacional da empresa, mas devem encarar isso como um investimento, como adaptação ao novo mercado.
No inicio da T.I, por volta de 1970 surgiu o programa MRP (Materials Requirement Planning), um programa que fazia a requisição de materiais necessários e organizava os itens.
Logo após surgiu o MRP 2 (Manufacturing Resources Planning), que planejava os recursos de manufatura, considerando os recursos mais críticos como mão de obra, Ferramentas e equipamentos. Este software tinha uma capacidade de avaliação maior que o anterior.
Já nos anos 90 surgiu ERP (Enterprise Resource Planning), um dos programas mais importantes para a gestão empresarial, que é uma arquitetura de software que facilita o fluxo das informações integradas, geralmente divida em módulos que se comunicam e se atualizam em uma mesma base de dados e tem a finalidade de dar suporte a todas as operações mais importantes de uma empresa.
...