Logística e Administração Pública
Tese: Logística e Administração Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mardeivson • 14/6/2014 • Tese • 1.664 Palavras (7 Páginas) • 207 Visualizações
ATIVIDADE 1 – Logística e a Administração Pública
Nos dias atuais a logística é a peça fundamental para um bom desempenho de qualquer organização pública ou privada. Nessa esfera as grandes corporações necessitam de profissionais preparados a fim de suprir as mais variadas ações logísticas. A logística atualmente passa por grandes desafios, entre eles está à questão da logística de materiais nas organizações públicas. Nas empresas privadas existe necessidade ou senso de obter lucro a fim de garantir certa estabilidade profissional. Diante desta perspectiva, iniciou-se um processo generalizado de profissionalização ao longo das cadeias produtivas, através de investimentos em máquinas e tecnologias de informação para benefício de tarefas ligadas á logística. Um gestor público deve funcionar como uma empresa privada onde tempo, qualidade e atendimento são fatores chave na manutenção e fidelização de clientes, estas empresas iniciaram um processo de reestruturação do setor produtivo e das operações de distribuição.
Com um sistema logístico adequado ás organizações públicas podem alcançar resultados expressivos de qualidade. Na distribuição de tarefas é fundamental um conceito elevado de logística e organização. As ações pontuais e mais simples como a observação da área de trabalho e criação de ferramentas simples fazem grande diferença no resultado final. Devido á crescente demanda de ações práticas no setor logístico, bem como a busca frenética para alavancar as produções industriais surgem problemas pequenos que impedem um bom andamento da produção e até mesmo a perda desta.
A idéia principal é a busca de soluções práticas e de baixo custo a fim de liquidar qualquer tipo de problema. A movimentação frenética na indústria especificamente no tocante ao processo produtivo, têm tornado ações práticas e simples quase que impossíveis de serem executados pelo simples fatos de não serem percebidas. A flexibilidade e tecnologia têm alavancado muitas unidades de produção. Contudo, intervenções simples e objetivas fazem diferença na obtenção de resultados significativos.
No entanto, para o bom desempenho do setor logístico é necessário que este esteja integrado e opere com objetivos comuns, tornando-se a logística de distribuição o elo entre toda a cadeia e o cliente final. Por sua vez o processo logístico tornou-se um componente importante do Produto Interno Bruto (PIB) dos países, por afetar vários aspectos econômicos como a inflação, taxa de juros e produtividade.
A logística é um processo de gerenciamento estratégico, envolvendo aquisição, movimentação, armazenamento de materiais, peças e produtos acabados, além de organizar canais de distribuição. Sendo assim, para que o processo logístico seja eficaz e que proporcione a satisfação de seus clientes é necessário o desenvolvimento de três capacidades básicas: velocidade, qualidade e estrutura, podendo ser agregados serviços de valor como a logística reversa, buscando uma maior satisfação dos clientes.
A administração de recursos humanos é definida como a função organizacional destinada a prover treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos. Um de seus principais papéis consiste em buscar o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e as necessidades dos empregados, a fim de ter baixos índices de rotatividade.
Como descrito no fascículo da disciplina a Logística de Serviço é essencial pois esta presente em todo o serviço público, pois todos os setores precisam ser abastecidos de papel, formulários, materiais de escritório, etc. O desafio da logística no setor público e privado é fazer cada vez mais com cada vez menos.
Fonte: Fascículo da disciplina
Logística é um processo composto de diversas atividades que podem ser definidas com base na função que elas exercem. Ao falarmos de logística, precisamos antes de qualquer coisa saber o que o cliente quer, e que ele é definido na disciplina Marketing como o Nível de Serviço.
Um negócio ou um produto ou o resultado de uma organização, de maneira geral, gera quatro tipos de valor: forma, tempo, lugar e posse.
O valor forma é gerado pela produção, pela fábrica; os valores, tempo e lugar são controlados pela logística, respectivamente, pelo estoque e pelo transporte; o valor posse é gerado pelo marketing e pelas finanças, que facilitam a transferência da posse para o consumidor
O Nível de Serviço pode ser definido como a qualidade (prazo combinado/atendido, confiabilidade, integridade da carga, atendimento etc.) na ótica do cliente. Às vezes, face à necessidade de um melhor Nível de Serviço solicitado pelo cliente, este pode aceitar pagar um preço maior por ele.
O Nível de Serviço deve ser estabelecido em contrato antes de se iniciar qualquer atividade, principalmente as atividades logísticas.
Portanto, a primeira informação contratual que deve ser estabelecida com o cliente é qual o Nível de Serviço que o cliente deseja comprar.
O Nível de Serviço determina o mercado em que a organização deseja atuar, ou seja, uma organização pode optar por trabalhar
com qualidade inferior de produtos ou de serviços conquanto tenha
compradores dispostos a pagar menos por produtos de baixa qualidade.
Primeiramente, se o cliente contratou um serviço de
determinada qualidade, a organização deve entender que ele aceita
pagar por aquele Nível de Serviço e este lhe basta. Se quisesse mais
qualidade, ele iria negociar novamente e a organização prestadora de
serviço poderia auferir mais receitas, cobrando um pouco mais por
um serviço de melhor qualidade, caso ela também pudesse oferecêlo.
Na prática das organizações privadas, quem
define o Nível de Serviço é o cliente final, mas nas organizações
públicas é a lei que define o Nível de Serviço e, portanto, uma lei
deveria expressar o que realmente o povo quer, ou seja, o que o
cliente final quer. A logística pode ser vista como a gestão de processos, ou a
administração de processos, tanto em questões
...