Lojas Rener
Pesquisas Acadêmicas: Lojas Rener. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisdamiao • 24/9/2014 • 1.908 Palavras (8 Páginas) • 407 Visualizações
Centro Universitário Módulo
Administração de Recursos Humanos
LOJAS RENNER
Caraguatatuba, SP
2013
Centro Universitário Módulo
Administração de Recursos Humanos
LOJAS RENNER
Professor Orientador: Jose Carlos Victorino de Souza
Caraguatatuba, SP
2013
SUMÁRIO
LOJAS RENNER 4
A HISTORIA 5
A EVOLUÇÃO VISUAL 10
DADOS CORPORATIVOS 11
O VALOR 12
A MARCA NO BRASIL 12
VOCE SABIA 12
SOBRE A EMPRESA 13
O QUE OS FUNCIONÁERIOS DIZEM 14
O QUE A EMPRESA OFERECE 15
PONTO POSITIVO 16
PONTO NEGATIVO 17
LOJAS RENNER
A rede de lojas RENNER busca com o encantamento superar as expectativas dos clientes, oferecendo produtos que seguem fielmente as tendências da moda mundial. Com diferentes estilos de moda, qualidade, preços competitivos e excelência nos serviços prestados, a rede conquistou milhões de consumidores pelo Brasil afora. Seu grande diferencial é a Filosofia de Encantamento, pela qual não basta satisfazer, mas superar as expectativas dos clientes. Um estilo de gestão que tem como essência o atendimento diferenciado com o “jeito Renner de ser”.
A História
Antônio Jacob Renner foi quem começou a escrever a história do nome RENNER. Descendente de alemães começou a trabalhar ainda menino na fábrica de banha da família no município de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul. Em 1912, iniciou o grupo A. J. Renner com uma indústria têxtil instalada no bairro de Navegantes em Porto Alegre. Comercializava capas de pura lã e capas do vestuário masculino, resistentes ao frio, ao tradicional vento Minuano e às chuvas, tornando-se uma peça de roupa indispensável, tanto para o gaúcho da campanha e caixeiros-viajantes, como também ao homem da cidade.
O primeiro ponto de venda para a comercialização de artigos têxteis foi inaugurado somente em 1922 com o nome de LOJAS RENNER. A partir de 1940, com a comercialização de um mix mais amplo de produtos, a RENNER se tornou uma loja de departamentos. Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a empresa Lojas Renner S.A. Com a abertura do capital da empresa na Bolsa de Valores em 1967, a rede ganhou fôlego financeiro para crescer dentro do estado do Rio Grande do Sul. A empresa introduziu de forma pioneira, em 1979, o Cartão Renner, que possibilitava o pagamento parcelado das compras.
Ao final de 1991, a rede de lojas (que nesta época era composta por apenas 8 unidades) passou por uma completa reestruturação. O modelo de loja de departamentos “full line” foi substituído pelo conceito de loja de departamentos com especialização em moda e produtos focados mais no público feminino. Com essa guinada, ficou mais próxima de seus principais concorrentes: Riachuelo e C&A. Mas, enquanto a C&A se especializou em moda jovem, e os produtos da Riachuelo eram pensados para donas de casa e mães de família, o foco da RENNER foi a mulher moderna que trabalha. A partir de 1994, a rede iniciou um grande plano de expansão. Plenamente reestruturada, a empresa inaugurou lojas além das fronteiras do Rio Grande do Sul, passando, então, a atuar no estado de Santa Catarina, com unidades nas cidades de Florianópolis e Joinville.
Pouco depois, em 1996, com o sucesso da iniciativa de expansão, a operação foi estendida também ao estado do Paraná, com a inauguração de uma loja em Curitiba. Neste momento, a RENNER se consolidou nesses mercados como uma loja de departamentos especializada em moda com produtos de qualidade a preços competitivos. Ainda neste ano, a RENNER criou o “Encantômetro”, um painel eletrônico localizado na saída de cada loja, que tinha como objetivo monitorar a qualidade do atendimento oferecido pelos colaboradores, além da percepção e do grau de encantamento dos clientes. Esta iniciativa era uma clara demonstração da preocupação que a empresa tinha em relação à satisfação de seus clientes.
No ano seguinte foi dado outro grande passo: a entrada da RENNER no estado de São Paulo, principal centro econômico do país com a aquisição das tradicionais e famosas lojas do Mappin e da Mesbla. E isto só foi possível quando a empresa foi comprada pelo grupo americano J. C. Penney, em dezembro de 1998, recebendo o impulso necessário para sua expansão em todas as regiões do Brasil.
Como subsidiária do grupo americano a RENNER obteve alguns benefícios operacionais, tais como o acesso a fornecedores internacionais, especialistas na escolha de pontos comerciais, bem como a procedimentos e controles internos diferenciados. Em 1999, a rede voltou a se expandir, desta vez para o estado do Rio de Janeiro, inaugurando quatro lojas na capital, uma em Niterói e outra em Volta Redonda. Também foram inauguradas lojas em Belo Horizonte e Brasília.
A RENNER foi pioneira em implantar no país, no ano de 2002, o conceito de “Estilos de Vida” no desenvolvimento de suas coleções e na organização de suas lojas. A exposição coordenada de roupas, calçados e acessórios, sob marcas
...