Ludicidade Nas Escolas
Pesquisas Acadêmicas: Ludicidade Nas Escolas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oladejo • 8/10/2014 • 2.217 Palavras (9 Páginas) • 328 Visualizações
A importância das atividades lúdicas para o ensino de
informática na educação infantil
Romilda da Conceição dos Santos
Ludicidade e corporeidade- professora Lucineide
Resumo. As ferramentas de tecnologia e comunicação tornaram-se uma
grande aliada da educação infantil. O uso de ferramentas ajuda no
aprendizado, porém faz-se necessário adotar métodos apropriados os quais
possibilitem um ensino contextualizado. Este artigo descreve a utilização das
atividades lúdicas de ensino da informática na educação infantil.
Palavra chave: Ludicidade, tecnologia e aprendizagem.
Graduando o 4° semestre de pedagogia na FACITE, professora do jardim 2° na Escola Evangélica Assembleia de Deus, e 6° a 9° na Escola Isidoro Afonso de Oliveira, e-mail: romildaacs@hotmail.com
Especialista em psicopedagogia e docência do ensino superior e professora do curso de graduação licenciatura em pedagogia, disciplina ludicidade e ,corporeidade.
1. Introdução
Um dos desafios da educação infantil é o fato das crianças terem cada vez mais
precocemente o acesso e a utilização das ferramentas de tecnologia e comunicação.
Diante dessa realidade, é necessário criar métodos que tenham por objetivo o ensino
destas ferramentas e que favoreçam o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos
alunos. Um deles é fazer uso de atividades lúdicas, pois os alunos se divertem
aprendendo e realizam as atividades com prazer e espontaneidade. Desenvolve-se
também a habilidade de aprender e pensar, ampliando sua capacidade cognitiva.
O presente artigo tem por finalidade relatar a importância das atividades lúdicas
no ensino da informática para crianças de 4 a 5 anos que estão em processo de
alfabetização. São apontados os benefícios do uso do lúdico como método de ensino e
os resultados obtidos. Por meio delas, é possível obter um melhor entendimento do conteúdo programado utilizando habilidades simples, mas, ao mesmo tempo, importantes para os alunos.
2.Referencial Teórico
De acordo com o dicionário Borba [2011], o termo lúdico é um adjetivo relativo a jogo
ou diversão, onde os objetos utilizados pelas crianças são adaptados conforme as suas
necessidades lúdicas. Na literatura, grandes pensadores tais como Piaget e Vygotsky
definiram o lúdico a partir de suas linhas de estudo e pensamento. Fundamentando-se
nesses estudiosos, Cárdenas [2012] diz que o lúdico não se refere apenas a brincadeira;
ele também se relaciona com a liberdade de expressão física e emocional. A partir da
ludicidade é possível descobrir o mundo e verificar que somos parte dele e de seu
conhecimento prático.
Olivier [2003] afirma que a ludicidade deixa a execução das atividades mais
prazerosa, sendo que o aluno realiza as tarefas de forma espontânea e isso contribui para
o desenvolvimento da criatividade da criança. Silva [2007] conclui ainda que há uma
relação entre as atividades lúdicas e as de lazer, pois ambas permitem uma atitude
voluntária de quem está as realizando.
Para Alves [2009], existe uma fascinação do homem pelo lúdico, pois sua
importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança ultrapassa os limites da
modernidade. Apesar das constantes evoluções tecnológicas na sociedade, utilizar o
lúdico no aprendizado é sempre uma forma válida e atual para a prática de ensino na
educação infantil.
Como a tecnologia está cada vez mais presente na educação, é importante
Desenvolver métodos que associem o uso de ferramentas de tecnologia com a prática de atividades lúdicas. Além de tornar o aprendizado mais atrativo aos alunos, essa prática traz novas oportunidades para as crianças, pois as coloca em contato com a tecnologia e as insere na sociedade globalizada.
É importante adotar métodos que permitam a formação real do conhecimento.
Cárdenas [2012] cita que a construção do conhecimento depende da relação entre o
educando e o objeto de estudo, proporcionando a ligação entre a formação de conceitos
cognitivos com o mundo físico. Desse modo, o educando terá que fazer uma análise do
seu conhecimento adquirido em sala de aula para absorver de fato o conteúdo ensinado.
Portanto, o professor deve buscar métodos que facilitem a obtenção de um aprendizado
adequado, onde os conceitos mais amplos das diversas áreas do conhecimento sejam
claramente estabelecidos.
3-A computação móvel como um recurso pedagógico na educação
Hoje, a maioria das crianças crescem manuseando tecnologia, habilidade que lhe
confere acesso a um universo ilimitado de saberes e informações. A possibilidade de
conhecer diferentes mundos a partir de uma ferramenta computacional tem sido
avaliado por estudiosos como uma metodologia que, se bem conduzida, pode trazer
ganhos
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