LÍNGUA PORTUGUÊS: AQUISIÇÃO DE CONCEITOS DE LÍNGUA E EXERCÍCIO
Tese: LÍNGUA PORTUGUÊS: AQUISIÇÃO DE CONCEITOS DE LÍNGUA E EXERCÍCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liisilvaferreira • 30/3/2014 • Tese • 3.600 Palavras (15 Páginas) • 457 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. A aquisição da linguagem pela criança é aceita como um fato comum na sociedade, porém esse assunto tem sido estudado por estudiosos desde a antiguidade, muitas teorias foram apresentadas na comunidade cientifica, muitas descartadas e muitas são discutidas até hoje.
No entanto, a linguagem humana é extremamente flexível e criativa, é um privilégio humano, apoiada em regras gramaticais. Nós não paramos para pensar no verdadeiro milagre que é a capacidade da linguagem, o ser humano tem o poder de “entrar na mente” de outro ser humano e assim despertando curiosidade dando asas a imaginação, manipulando idéias, tudo isso e muito mais com o poder do uso da palavra.
Existem muitas teorias que tentam explicar como uma criança em condições normais, entre 3 e 4 anos domina com perfeição a língua falada ao seu redor, de todas essas teorias vamos falar de 4: o Behaviorismo, o Inativismo, o Cognitivismo Construtivista e o Sociointeracionismo.
Behaviorismo: (Skinner) ”a aquisição da linguagem se dá por estimulo/resposta aqui o autor desta teoria coloca que a criança precisa de um estimulo ou castigo.”
Inativismo: (Chomsky) “a linguagem é inata e superior a qualquer outra habilidade do ser humano”.
Cognitivismo Construtivista: (Piaget) “o ser humano possui a capacidade genética de adquirir conhecimentos, a linguagem é apenas mais um dos diversos conhecimentos”.
Sociointeracionismo: (Vygotsky) ”defedende que o desenvolvimento da linguagem, como das demais capacidades, se dá através da interação da criança com os adultos”.
O objetivo deste presente trabalho é de que o aluno aprenda a fazer um trabalho acadêmico, bem como aprender um pouco mais sobre as disciplinas.
Esta P.A. oferece ao aluno a oportunidade de fazer uma comparação de todas as disciplinas desta UTA proporcionando assim um estudo mais aprofundado sobre todas as matérias estudadas nesta unidade, e é muito importante para nossa formação acadêmica, pois nos instiga a pesquisar em vários títulos ler mais sobre os variados assuntos relacionados à educação, bem como no futuro saber o que é melhor usar na nossa metodologia em sala de aula.
A metodologia usada para desenvolver esse trabalho, foi a leitura dos livros base, bibliografias complementares e leituras diversas.
As matérias disciplinas que compõe esta UTA são as seguintes: Metodologia do Ensino de Alfabetização, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Pesquisa e Prática Profissional - Produção de Texto e Estágio de Alfabetização.
Os conteúdos trabalhados nesta PA são: em língua portuguesa será feita uma abordagem teórica usando as bibliografias básicas das disciplinas desta UTA relacionando o texto á aquisição a leitura e da escrita como possibilitar a inserção e participação social no exercício da cidadania.
Em metodologia de alfabetização se estabelece uma comparação entre Piaget e Vygotsky com relação ao desenvolvimento cognitivo e relacionado ao processo de alfabetização. Ainda é feito um comentário sobre aquisição da linguagem segundo Emilia Ferreiro e relacionado à língua portuguesa.
Em metodologia da língua portuguesa é feito um panorama considerando alguns dos seguintes aspectos: a linguística e o ensino da língua materna, o ensino das quatro habilidades e tipos de comunicação oral.
Por fim em pesquisa e prática profissional- Produção de texto, usando a nossa bibliografia básica é feito uma reflexão sobre o trabalho pedagógico a partir da perspectiva da produção de texto considerando a escrita nas mais diversas práticas sociais.
2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
Linguagem é um meio de desenvolvimento é um objeto social o qual age diretamente ou indiretamente sobre o ser humano, e este se manifesta expressando-se através de gestos, por meio de fotos, relatando acontecimentos, na emissão de sons, através da musica etc.. De um modo geral podemos dizer que a linguagem é a forma que usamos para comunicar nossas idéias, logo ela poderá ser feita de diversas maneiras como foi citado acima. Para Pinker o que faz nossa comunicação ainda mais impressionante é a nossa habilidade de ler e escrever, para ele a escrita é um acessório, já a fala que adquirimos quando criança é o motor real da comunicação verbal, ainda podemos defender mais as idéias desse autor, ele coloca que a aquisição da linguagem é como um instinto, assim como a aranha constrói uma teia, ele considera que a linguagem surge na criança sem nem um esforço, se desenvolve espontaneamente. Com tudo, o processo de alfabetização que é a aquisição da leitura e da escrita, se dá através de metodologias utilizadas por profissionais da educação, é uma habilidade misteriosa que vem sido estudada por muitos pesquisadores. A aquisição da leitura e da escrita é uma grande ferramenta que possuímos, pois nos permite estar participando na sociedade das atividades do dia a dia, seja lendo uma revista, uma comparação de preço no supermercado, nos permite ir além desenvolvendo nossa capacidade dos estudos, para participar de uma sociedade que exige sujeitos preparados, para as mais variadas profissões, isso só é possível se dominamos bem essas duas habilidades.
Alguns autores como o suíço Jean Piaget e o Russo Lev Semenovich Vygotsky , estudaram sobre o funcionamento do pensamento humano no que se diz respeito ao desenvolvimento da linguagem. Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento (construtivista), nas crianças para ele o conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo (contato ação física). Já Vygotsky, desenvolveu um trabalho mais voltado para a alfabetização ele defende o sociointeracionismo, interação é a palavra básica deste pensador uma vez que a criança está interagindo, e ao mesmo tempo esta aprendendo. Tanto o sociointeracionismo como o construtivismo, são duas correntes muito utilizadas no processo de alfabetização, as escolas e professores se apóiam nesses métodos para alfabetizar as crianças. Hoje sabemos que há uma enorme variação linguística em nosso país, um professor na hora de alfabetizar um aluno, tem que saber respeitar a identidade do mesmo, pois essa variação é a
...