MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL
Por: Xenia Garcia • 1/7/2016 • Trabalho acadêmico • 2.523 Palavras (11 Páginas) • 977 Visualizações
FACULDADE - AVM Faculdade Integrada
CURSO - Higiene e Segurança do Trabalho
MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL
XENIA GARCIA PEREIRA NANTES
SERRA-ES
2016
Projeto de pesquisa apresentado à
AVM Faculdade Integrada como prova de atividade
E disciplina de Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas e Equipamentos.
Prof.: Vagner Lisoski Duarte
SUMÁRIO
1.OBJETIVO....................................................................................................................3
2.INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
3. MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL..........3
3.1. CONCEITUAÇÃO E NORMALIZAÇAO DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS.......4
3.2 .CLASSIFICAÇÃO DAS MAQUINAS AGRÍCOLAS............................................4
4. ACIDENTES DE TRABALHO COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS........................10
5 – CONDIÇÕES INSEGURAS....................................................................................10
6 – CAUSAS ESPECÍFICAS DE ACIDENTES COM TRATORES...........................10
7 – SIMBOLOGIA UTILIZADA PARA ALERTAR SOBRE PERIGOS....................11
8 - PREVENÇÃO DOS PRINCIPAIS ACIDENTES COM TRATORES....................15 9 - PREVENÇÃO DE ACIDENTES.............................................................................17
10 - CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................19 11 – BIBLIOGRAFIA...................................................................................................20
1. OBJETIVO:
O objetivo deste relatório é conhecer e entender melhor sobre máquinas e implementos agrícolas e conhecer os itens de segurança que devem ser utilizados, e os trabalhadores que estarão executando as atividades laborais, com a finalidade de esta realizando a proteção dos trabalhadores e reduzindo ou eliminando os acidentes.
2. INTRODUÇÃO:
Com o avanço a cada dia das tecnologias, podemos observar que o trabalho humano tem sido substituído a cada dia pelas maquinas e equipamentos, tendo as vantagens, acelerando o processo da economia do país com a agilidade das colheitas. Com o avanço da tecnologia o setor de maquinas e equipamentos e implementos, mudou definitivamente a trajetória das técnicas de produção e oferta de produtos agrícolas no mundo, o aumento da produtividade do setor, levaram à substituição do homem nesta atividade,
e a redução de mão de obra. E tendo um aumento de acidentes do trabalho, pois os acidentes
no meio rural, estavam restritos as ferramentas manuais e aos animais peçonhentos.
Os acidente mais graves são os que ocorrem com tratores agrícolas. Os prejuízos econômicos e sociais são bastante.
Dentro as normas seguem as que regulamentam: NBR 13588 de 03/1996 – tratores, máquinas e implementos agrícolas – cilindros hidráulicos de controle remoto – dimensões; NBR ISO 5008:2015 - Tratores agrícolas de rodas e máquinas de campo - Medição da vibração transmitida ao corpo inteiro do operador, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais (ABNT/CB-203); ABNT NBR ISO 4254-1:2015, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais (ABNT/CB-203)BR ISO 4252:2011
3. MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL:
A Mecanização Agrícola é uma das áreas da engenharia agrícola e se dedica ao planejamento, execução e desenvolvimento das operações agrícolas por meio da utilização de máquinas, implementos e outras ferramentas mecânicas. Mecanizar, racionalmente, as operações agrícolas constitui o objetivo básico do estudo da Mecanização Agrícola a definem como qualquer meio mecânico utilizado nos processos de produção agrícola.
3.1- CONCEITUAÇÃO E NORMALIZAÇAO DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS:
Abaixo segue algumas terminologias segundo a ABNT - NB-66.
Operação Agrícola: Toda atividade direta e permanentemente relacionada com a execução do trabalho de produção agropecuária.
Máquinas Agrícolas: Máquina projetada especificamente para realizar integralmente ou coadjuvar a execução da operação agrícola.
Implemento Agrícola: Implemento ou sistema mecânico, com movimento próprio ou induzido, em sua forma mais simples, cujos órgãos componentes não apresentam movimentos relativos.
Ferramenta Agrícola: Implemento, em sua forma mais simples, o qual entra em contato direto com o material trabalhado, acionado por uma fonte de potência qualquer.
Máquina Combinada ou Conjugada: É uma máquina que possui, em sua estrutura básica, órgãos ativos que permitem realizar, simultaneamente ou não, várias operações agrícolas.
Acessórios: Órgãos mecânicos ou ativos que, acoplados à máquina agrícola ou implemento, permite tanto aprimoramento do desempenho como execução de operações diferentes para o qual foi projetado.
3.2 .CLASSIFICAÇÃO DAS MAQUINAS AGRÍCOLAS:
As máquinas agrícolas são divididas em grupos, especificados na sequência.
Grupo 1 – Máquinas para o preparo do solo.
a.1) Máquinas para o preparo inicial do solo São responsáveis pela limpeza do solo, ou seja, pela remoção de árvores, cipós e etc. Constituem-se de destocadores, serras, lâminas empurradoras, lâminas niveladoras, escavadeiras e perfuradoras.
a.2) Máquinas para o preparo periódico do solo São responsáveis pela movimentação ou mobilização do solo (inversão de leiva). Constituem-se de arados de aivecas, arados de discos, subsoladores, enxadas rotativas, sulcadores, etc.
Grupo 2 – Máquinas para a semeadura, plantio e transplante
...