MARKETING OLFATIVO A INOVAÇÃO NOS PONTOS DE VENDAS
Exames: MARKETING OLFATIVO A INOVAÇÃO NOS PONTOS DE VENDAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rony.Nascimento • 26/11/2013 • 6.043 Palavras (25 Páginas) • 491 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
RONY SOUZA DE NASCIMENTO
NOVA IGUAÇU
DEZEMBRO/2013
A GESTÃO DA LOGÍSTICA SOB O ASPECTO DE COMPETIÇÃO DO MERCADO
RONY SOUZA DE NASCIMENTO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em administração
ORIENTADOR: Professor Normando dos Santos Moreira
NOVA IGUAÇU
JUNHO/2013
DAIANA VERDAN MENEZES
MARKETING OLFATIVO A INOVAÇÃO
NOS PONTOS DE VENDAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em administração
Aprovado em: ___/___/___
_______________________________________
Normando dos Santos Moreira
Professor Orientador
Mestre em Administração Pública EBAPE/FGV-RJ
NOVA IGUAÇU
JUNHO/2013
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, que me ajudou muito nessa longa caminhada e me mostrou que impossível é apenas uma palavra.
Agradeço aos meus pais Romildo e Rose por terem me incentivado a fazer essa graduação e financiado esse grande sonho.
Ao meu orientador Normando dos Santos Moreira que com sua maestria e perseverança me ensinou a ter dedicação e empenho neste trabalho, para que eu finaliza-se mais essa etapa da minha vida com honra e merecimento.
Agradeço ao meu noivo Cleidson que sempre me incentivou e compreendeu as vezes que tive que me empenhar para fazer o trabalho e não pude lhe dar atenção. Agradeço também aos meus grandes motivadores meus pastores Márcio e Alessandra, Marcus e Christina Gregório.
Enfim muito obrigada a todos aqueles que estiveram ao meu lado todos esses anos e me ajudaram a terminar a faculdade da melhor maneira possível.
RESUMO
Este estudo teve como objetivo descrever e identificar o marketing olfativo como ferramenta no ponto de venda deve ser aplicado e quais os benefícios que se pode obter na sua implantação. No primeiro capitulo e apresentado como uma boa composição olfativa é capaz de atrair atenção dos clientes considerando que sua aplicação diminui a consciência racional dos clientes para aumentar o impulso, estimulando a decisão da compra, a ferramenta do marketing olfativo cria um vinculo emocional com o consumidor através da aromatização de diversos produtos. O aroma percebido pelo olfato dever ser coerente com a atividade da marca para que o efeito seja agradável. No segundo capitulo são apresentados a evolução do marketing olfativo e como ele age diretamente na emoção dos clientes Torna-se reconhecido na lembrança do consumidor é sinal que o investimento foi positivo, o que os clientes veem, escutam e cheiram, afeta não apenas sua maneira de agir, como também suas emoções, sua memória e sua conexão com a marca ao longo do tempo. No terceiro capitulo aborda como o olfato como um dos principais sentidos de todos os organismos vivos e como pode ser um aliado das empresas para aumentar três vezes mais o numero de suas vendas. Esses aspectos analisados servem como base de sustentação do tema apresentados nesta pesquisa. As conclusões indicam que as empresas que adotam e implementam a ferramenta de marketing olfativo como ferramenta de venda, geralmente, aumenta suas vendas decorrência da fixação do aroma na memoria do cliente.
Palavra- chave: Marketing olfativo, emoções, decisão de compra.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 - COMPOSIÇÃO OLFATIVA PARA ATRAIR A ATENÇÃO DO CLIENTE 7
1.1 O QUE VEM A SER MARKETING OLFATIVO 7
1.2 MARKETING OLFATIVO EM PRODUTOS 10
2- EVOLUÇÃO DO MARKETING OLFATIVO DIRETAMENTE NAS EMOÇÕES DOS CLIENTES 14
2.1 MARKETING OLFATIVO UMATÉCNICA INOVADORA PARA MOTIVAR A DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE 14
2.2 UMA ESTRATÉGIA INVISIVEL A SER PERCEBIDA ATRAVÉS DOS SENTIDOS 16
3- MARKETING OLFATIVO PARA ALAVANCA DE VENDAS 20
3.1 O OLFATO UM ALIADO DAS EMPRESAS PARA A CONCRETIZAÇÃO DE UMA IDENTIDADE OLFATIVA 20
3.2 AROMATERAPIA
...