Resumo - COMÉRCIO E MARKETING NA WEB: Um Estudo Sobre Os Sites Mais Populares De Vendas Coletivas
Ensaios: Resumo - COMÉRCIO E MARKETING NA WEB: Um Estudo Sobre Os Sites Mais Populares De Vendas Coletivas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelica_klippel • 27/8/2013 • 403 Palavras (2 Páginas) • 819 Visualizações
Resumo
O marketing tem um papel primordial como ferramenta para a realização da divulgação das empresas. Para esta finalidade são utilizadas campanhas publicitárias, outdoors, panfletos e etc.
No entanto, se o intuito é atingir públicos externos, o melhor meio de veiculação da marca da empresa, é através da internet, afinal, atinge maior numero de pessoas em tempo ilimitado de acesso, oferecendo maior praticidade, comodidade, variedade e maiores formas de pagamento ao consumidor. Atualmente a comercialização de produtos e serviços pela web tem atraído mais adeptos a cada ano. Pesquisas apontam que muitas pessoas fazem consultas sobre dos preços dos produtos primeiramente na internet, para em seguida, fazer comparações em empresas físicas.
O marketing na web, começou de forma discreta, com anúncios em sites e portais, em seguida o aparecimento de técnicas de fidelização de cliente através de milhas e pontuações, mais adiante com o surgimento da Web 2.0 tais como os bloggers, facebook, orkut, etc. favorecendo a abertura de canais de comunicação com o cliente. Considera-se que o comércio eletrônico, bem como suas principais técnicas na web, constituem-se poderosas ferramentas de marketing com elevado número de negócios e atraindo milhares de clientes, mas, especificamente este artigo tem por objetivo a realização de um estudo analítico sobre os principais sites de venda coletiva da web. Para isto selecionou-se um quantitativo de sites a fim de verificar as suas características e potencialidades através da aplicação de uma ficha de análise que pretendeu identificar as características e diferenciações dos 10 sites mais populares de compras coletivas, como: Group On, Peixe Urbano, Click On, Groupalia e etc. Os resultados mostram que os sites de compras coletivas, estão em expansão no Brasil, e a cada dia, surgem novos exemplares que prometem oferecer cada vez mais vantagens aos seus clientes, além da variedade de produtos e serviços e os descontos oferecidos, atraindo um público consideravelmente variado. Entretando, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e para sites como esses sobreviverem a concorrência devem adaptar-se aos aspectos mais importantes do comércio eletrônico.
Conclui-se que a maioria dos sites acessados disponibiliza aos usuários uma descrição clara e adequada dos seus objetivos, não oferece contato (telefone, e-mail ou endereço), mais da metade exibe suas formas de pagamentos claramente na página inicial, exigem que seus usuários se associem para posterior verificação dos produtos/serviços e todos mostram no sites seus produtos e serviços mais consumidos, bem como sucesso de vendas.
Palavra-chave: Comércio eletrônico, Marketing, Vendas coletivas e Internet.
...