MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS
Artigo: MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fatimamguedes • 13/10/2014 • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 234 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
1º Semestre
MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutora EaD: Roberta M. C. Chaves
Felipe Guedes Depireux Brasil
RA: 9910145669
Brasília - DF
Setembro de 2014
Atividade Avaliativa Desafio Profissional
Disciplina: Matemática e Processos Gerenciais
Tutor EaD: Roberta M. C. Chaves
Atividade Avaliativa: Desafio Profissional apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP.
Brasília – DF
Setembro de 2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONCLUSÃO 09
INTRODUÇÃO
Para elaborar uma solução para o problema proposto, optei por detalhar as etapas que constroem cada característica da solução, baseando cada etapa em uma informação chave que foi citada no texto. Identificando as informações chaves é possível executar uma tomada de decisão mais adequada para cada aspecto em questão.
Identificação do problema:
Tomando o conhecimento das informações chaves: “Os lucros estavam caindo a quatro meses consecutivos. As vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam foram de controle”.
A partir dessa informação, inferimos que o sintoma do problema é a queda nos lucros, o efeito negativo percebido pelos diretores são os lucros em queda, porém sintoma é apenas o sinal de que algo está errado. Recordando a definição de lucro temos:
Como a informação chave diz: “As vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle”, percebemos que o problema está no controle de custos, uma vez que as vendas em bom número elevam a receita.
Os custos normalmente são compostos por , infere-se do texto que o problema encontra-se nos custos operacionais, as informações chaves que serão citadas a frente subsidiam essa conclusão.
ANÁLISE DA CONSULTORIA
Depois do estudo de oito semanas a consultoria chegou às conclusões:
1. A empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente o critério de indicações e ligações políticas.
2. O principal critério aparentemente é a competência técnica, isso ocorre em todos os níveis de hierarquia.
3. É comum encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais, examinando e comentando problemas técnicos. A consequência desse fato sobra pouco tempo para gerenciar, funções de gerência e planejamento não recebem a devida atenção.
4. A empresa precisa contratar profissionais com perfis gerenciais.
A conclusão número 3 mostra de forma explícita o foco dos sintomas do problema, mostra que os atuais diretores e gerentes de nível intermediário estão executando tarefas operacionais, deixando de lado as tarefas gerenciais e o planejamento, que são as partes que fazem o controle de custos, aspecto importante que ao ser negligenciado vem causando uma queda frequente nos lucros.
As conclusões dois e um nos ajudam a entender o porquê da conclusão três ocorrer, uma vez que profissionais com perfil de gerência são os mais adequados para executar os planejamentos de nível estratégico e tático, e isto não é o que está ocorrendo na empresa. Para promover funcionários a cargos de diretoria e gerência, deve se optar por aqueles que têm perfil de liderança, tenham habilidade em encontrar soluções, tenham bom relacionamento interpessoal, pro atividade e também um bom conhecimento técnico. Ao priorizar apenas a competência técnica a empresa falha e coloca bons técnicos para desempenhar uma função de gerência. O outro critério de promoção interna são critérios políticos, critérios políticos não buscam eficiência e, portanto colaboram para uma má formação do quadro de gerentes e diretores.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA
Para que a empresa possa resolver seus problemas atuais e possa posteriormente alcançar seu objetivo de expansão no mercado estadual, foi proposta a seguinte estrutura organizacional:
Diretorias
As diretorias: financeira, compras e administrativa e projetos deverão ser compostas de apenas um diretor. A diretoria de operações poderá contratar outro diretor além do encarregado, devido ao fato de fazer planejamento tático e estratégico para todas as gerências.
Gerências
Cada gerente era encarregado 20,625 funcionários em média e em particular o setor “Linha branca/marrom” possui 30 colaboradores, tem um número de colaboradores acima da média, provavelmente devido à demanda do setor, mas o que deve ser observado é que existe apenas um gerente encarregado dos 30 colaboradores desse setor enquanto o setor têxtil e armarinho possuem apenas cinco funcionários. Recomenda-se então a contratação de um ou dois gerentes a mais para trabalhar na gerencia
...