MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Exames: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vipstuntmaster • 19/10/2014 • 936 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA
Mantida pela ICE – Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda
ENGENHARIA CIVIL
RENATA MARTINEZ DE OLIVEIRA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
AVARÉ-SP
2014
RENATA MARTINEZ DE OLIVEIRA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado no curso de Engenharia Civil, 5º termo, Noturno para obtenção de nota parcial na disciplina do Professora Bethina Mota Melado.
AVARÉ-SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. CONSTITUIÇÃO DAS FIBRAS VEGETAIS 04
3. UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE COCO NA CONSTRUÇÃO CIVIL 05
4. A FIBRA DE COCO EM MATRIZES CIMENTÍCIAS 06
5. CONCLUSÃO 08
6. REFERÊNCIAS 09
1. INTRODUÇAO
As fibras naturais existem em abundância e têm seu uso motivado por serem renováveis, biodegradáveis, pela sua disponibilidade a baixo custo, muitas vezes como resíduos, possibilitando a produção de compósitos também viáveis economicamente.
Tendo em vista a grande variedade de fibras naturais com potencial para a construção civil em reforços de compósitos usados na produção de argamassas, concretos e mistura asfáltica, acaba torna-se imprescindível o conhecimento das potencialidades desses materiais mediante sua caracterização para melhor aplicá-los, o reaproveitamento da fibra do coco na construção civil são especialmente usados em concretos e argamassas.
2. CONSTITUIÇÃO DAS FIBRAS VEGETAIS
A fibra de coco extraída do mesocarpo, parte espessa fibrosa do fruto.
Ela possui uma elasticidade superior a outras fibras vegetais, além de uma elevada capacidade de resistir à umidade e a altas variações nas condições climáticas. É constituída de materiais lignocelulósicos, sendo suas principais características a baixa densidade, a boa flexibilidade no processamento e a facilidade de modificação perante agentes químicos, além de fonte de recursos renováveis, biodegradáveis e não abrasivos.
Figura 1: Corte longitudinal do coco, com as suas partes
Fonte: ERHARDT et al. 1976; FERREIRA et. al. 1998
3. UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE COCO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A fibra de coco verde tem um excelente potencial para uso na construção civil quando usada em pranchas pré-moldadas, por suas características de resistência e durabilidade, ou na utilização do fibro-cimento. No caso da construção civil, a fibra de coco verde deve ser usada com cimento especial, de baixo teor de alcalinidade, pois a alcalinidade do cimento normal destrói as fibras, fazendo com que a parede apresente rachaduras e fraca resistência.
Com o surgimento dos eco-materiais para revestimentos, pinturas, e tubulações entre outros, o processo de reciclagem aplicado à construção teve um progresso considerável. A incorporação de fibras em materiais frágeis, com pouca resistência à tração, tem sido usada há milênios.
Por conta da crise energética mundial das últimas 2 décadas tem motivado o desenvolvimento de pesquisas sobre o fibro-cimento ou fibro-concreto devido ao fato de a fabricação de cimento exigir menor demanda de energia comparada com a necessária à fabricação do aço ou dos plásticos.
Assim, no Brasil, a utilização da fibra de coco verde na construção civil pode criar possibilidades no avanço da questão habitacional, por intermédio da redução do uso e do custo de materiais, envolvendo a definição de matrizes que inter-relacionam aspectos políticos e socioeconômicos.
Figura 2: Reciclando o coco verde
4. A FIBRA DE COCO EM MATRIZES CIMENTÍCIAS
As matrizes cimentícias são compostas de aglomerantes minerais, podendo conter agregados, que dão origem a pastas, argamassas ou concretos. As matrizes mais utilizadas são aquelas à base de cimento Portland e, em menor escala, a cal e o gesso.
A adição de fibras no cimento pode melhorar as suas propriedades
...