MEIO AMBIENTE: UM FATO QUE PRIMEIRO VEM DO PAPEL
Por: osmir1 • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.726 Palavras (7 Páginas) • 337 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL
PROJETO DE INTERVENÇAO E PESQUISA
MEIO AMBIENTE: UM FATO QUE PRIMEIRO VEM DO PAPEL
[pic 4]
GOVERNADOR VALADARES
2015
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
PROJETO DE INTERVENÇAO E PESQUISA
MEIO AMBIENTE: UM FATO QUE PRIMEIRO VEM DO PAPEL
Trabalho apresentado ao Curso Gestao Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito de media semestral em todas as disciplinas do 5º Periodo.
Prof.
GOVERNADOR VALADARES
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 04
PROJETO ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 05
CONSIDERAÇÕES FINAIS :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 10
INTRODUÇÃO
A Educação ambiental é uma ferramenta importante na gestão ambiental de uma empresa. Entretanto ela deve ser efetuada pelas empresas fora de seus limites. A educação ambiental é um agente catalisador do processo, visando á sensibilização e motivação dos funcionários, embora eles contribuam para um sistema de gestão ambiental. Um sistema de Gestão Ambiental tem como objetivo de melhoria do desempenho ambiental e operacional de uma organização. Desta forma, objetiva-se disseminar, em uma Cerâmica, entre os funcionários a importância do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), através de programas de Educação Ambiental para o desenvolvimento de uma nova percepção referente ás práticas e as atitudes. Os dados do referente trabalho foram coletados na cerâmica Certil, situada no município de Itaobim-MG, no mês de Setembro de 2011. Foram analisados os seguintes parâmetros: processo de separação de lixo, matéria-prima utilizada na cerâmica, números de funcionários e programas de educação ambiental, e também poluição de recursos hídricos. Verifica-se que a empresa não está vigente ainda com a legislação ambiental, mas o empreendimento esta utilizando alternativa para minimizar os impactos ambientais. Alternativas que visam o equilíbrio o meio ambiente e a segurança dos funcionários.
Segundo a Norma ISO 14001, Impacto Ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Juridicamente, o conceito de impacto ambiental refere-se exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente. Portanto, fenômenos naturais como tempestades, enchentes, incêndios florestais por causa natural, terremotos e outros, apesar de provocarem as alterações ressaltadas não caracterizam um impacto ambiental. Um exemplo de impacto ambiental gerado pelas atividades industriais, através das emissões gasosas, é a chuva ácida. (CIMM, 2014).
A empresa em questão utiliza praticas para a diminuição do impacto ambiental, porém mesmo com estas medidas, foi averiguado que no local, houve uma grande perda de matas ciliares, e degradação do solo próximo a industria.
Com isso, foi elaborado um projeto de intervenção e pesquisa, com objetivo de amenizar o impacto imposto ao meio ambiente.
PROJETO
As Matas Ciliares são formações florestais às margens de ambientes aquáticos, constituem um ambiente complexo com condições meso climáticas distintas, atribuídas as temperaturas mais amenas e a maior umidade atmosférica desse local. As relações desempenhadas entre o ambiente aquático e o vegetal terrestre que margeia os cursos de água fazem com que diversos autores considerem inúmeras denominações, caracterizações e funções para esta vegetação.
De acordo com MARTINS (2001) e RODRIGUES (2000) as formações florestais localizadas ao longo dos rios e no entorno de nascentes, lagos e reservatórios são denominadas na literatura como floresta ou mata ciliar, mata de galeria, floresta beiradeira, floresta ripária, floresta ribeirinha e floresta paludosa, mas para efeitos de recuperação e legislação, o termo mata ciliar, tem sido empregado para defini-la de forma genérica.
As formações ciliares têm o papel de promover a estabilidade das comunidades florísticas e faunísticas em suas diferentes biotas e funciona como filtro de escoamento superficial tanto pela densidade de sua copa, como pelo material da serapilheira (restos de vegetação e animais em decomposição), recupera as nascentes garantindo água em qualidade e quantidade e melhora as condições hidrológicas do solo. Possui também as funções de contenção dos processos erosivos; manutenção da biodiversidade; garantir a existência da fauna ictiológica aumentando o estoque de pescados.
Segundo JOHNSON (1999) é demonstrado que a comunidade de mamíferos não voadores das matas de galeria no cerrado é distinta das comunidades de mamíferos de qualquer outro tipo de fisionomia do cerrado. Além disso, as matas de galeria contêm duas vezes mais espécies comuns às matas úmidas que as outras fisionomias do cerrado reunidas. As matas de galeria parecem fornecer hábitat dentro do cerrado, para mamíferos das matas úmidas, aumentando a biodiversidade deste bioma. Assim, as matas de galeria podem funcionar como corredores de dispersão para estas espécies.
PLANEJAMENTO PARA SUSTENTABILIDADE DO PROJETO
• O objetivo principal do projeto é promover a recuperação da Mata Ciliar degradada. Para tal deve-se adotar parcerias com organismos da sociedade civil , terceiro setor , ONGs, Governo, Universidade e o Comitê da Bacia do Meia Ponte, já que o corpo hídrico em questão é parte integrante desta bacia;
• Propor um projeto piloto, modelo em ilha, de pequeno porte, para quando estiver produzindo resultado positivo, ser reaplicado como multiplicador numa área de maior abrangência;
...