TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MELHOR E RELÂMPAGO

Tese: MELHOR E RELÂMPAGO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Tese  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

AV. JUSTINO ROMAO BATISTA 130 – CENTRO –

E-mail: ee-santosdumont@yahoo.com.br - FONE-(38) 38318186

CEP 39517-000 - PAI PEDRO - MINAS GERAIS

RAIOS E RELÂMPAGOS

É durante uma tempestade que geralmente observamos uma das mais fantásticas manifestações da eletricidade estática: o raio. Esse acontecimento sempre intrigou o homem, chegando ao ponto de ser considerado um Deus ou uma manifestação divina em certas comunidades primitivas. Foi Benjamin Franklin quem conseguiu provar, no século XVIII, que o raio era uma simples descarga elétrica ocorrida entre nuvens eletrizadas e a Terra. Atualmente, sabe-se que essa descarga também pode ocorrer entre nuvens de potenciais diferentes. Essas descargas elétricas são acompanhadas de emissões de luz, que recebem o nome de relâmpagos. Além disso, a descarga aquece violentamente o ar por onde passa, causando uma rápida dilatação. A expansão dessa massa gasosa, por sua vez, provoca intensa onda de pressão, que produz um som forte: o trovão.

Recentemente, após exaustivas pesquisas sobre raios, os físicos constataram que mais de 90% das descargas elétricas (raios) deslocam-se da Terra para as nuvens e menos de 10% das nuvens para a Terra. Constatou-se também que existem dois tipos de raios, os de "longa" duração (cerca de 1/4s), que podem causar incêndios e até produzir a fusão de metais, e os de "curta" duração (cerca de 0,000001s), que produzem fortes trovões. Em regiões habitadas, costuma-se criar um caminho seguro para essas descargas, a fim de evitar danos. Esse caminho é o pára-raios, que consiste em uma barra metálica de aproximadamente 1 m de comprimento terminada em pontas. Essa haste é colocada na parte superior das casas e dos edifícios, sendo ligada à Terra através de um fio condutor isolado da construção.

EXERCÍCIOS

01-Os relâmpagos e os trovões são consequência de descargas elétricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo. A respeito desses fenômenos, considere as afirmações que seguem:

I. Nuvens eletricamente positivas podem induzir cargas elétricas negativas no solo.

II. O trovão é uma conseqüência da expansão do ar aquecido.

III. Numa descarga elétrica, a corrente é invisível, sendo o relâmpago consequência da ionização do ar.

Dentre as afirmações:

a) somente I é correta. c) somente III é correta. e) I, II e III são corretas.

b) somente II é correta. d) somente I e II são corretas.

02-Há uma crença popular segundo a qual “um raio não cai nunca duas vezes em um mesmo lugar”. Lembrando-se do “poder das pontas” e da formação dos raios, é correto afirmar:

a) a crença tem fundamento científico, pois após a primeira queda de raio a superfície perde seu poder de pontas.

b) a crença tem fundamento científico, pois após a primeira queda a superfície que recebeu o raio se carrega e acaba por repelir novos raios.

c) a crença não tem fundamento, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com