A Melhor E A Pior Coisa Do Mundo
Dissertações: A Melhor E A Pior Coisa Do Mundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: migoes • 22/4/2013 • 477 Palavras (2 Páginas) • 2.229 Visualizações
PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA
Tema da Oficina:
Projeto: Oficina de “JOGOS”
Público-Alvo:
Crianças de 03 á 06 anos de idade.
Responsáveis pela oficina:
Professores de classe.
Duração:
1h30min
Justificativa:
É uma oficina que atrai a faixa etária de idade dessas crianças. È uma oficina que faz com que as crianças raciocinem e interagem com o seu professor.
Objetivos:
As atividades executadas nesta oficina têm como objetivo estimular determinadas inteligências. Esta oficina é a oferta de tempo e espaço para a execução de diversas atividades.
O objetivo desta oficina é trabalhar através dos jogos a inteligência lógico-matemática, ou seja, os conceitos matemáticos. A apresentação dos conceitos matemáticos deverá acontecer de forma lúdica. Os jogos são instrumentos valiosos, pois podem ser manipulados de diversas formas pelas crianças.
Conteúdos:
Os jogos poderão ser:
DIRIGIDOS- Com uma regra proposta pelo professor. Ex: Classificar blocos lógicos por cores. (Com uma intencionalidade educativa)
EXPLORATÓRIOS- Manuseados, oferecem ao jogador diversas opções de construção. Ex: Encaixes (A própria utilização do brinquedo poderá levar as crianças a situações desafiadoras, na qual ela poderá descobrir novos conceitos.
INTEGRATIVOS- Jogos que contam com a participação de um grupo. Ex: Jogo da memória.
Os conceitos matemáticos visam à classificação, comparação, inclusão, seriação, discriminação visual, orientação espacial etc.
Estratégias:
Nas oficinas serão oferecidas sempre uma atividade livre e outra dirigida, uma é tão importante quanto à outra, pois trabalha a liberdade, mas também o saber ouvir e entender o que se pede. Para as crianças menores (berçários, todas as atividades serão livres e de manuseio sendo os estímulos os próprios materiais e o educador deverá observar e interferir algumas vezes, solicitando algo para a criança.
Recursos:
Poderá ser utilizado o espaço mais amplo da escola, como o pátio, por exemplo, mas que seja um ambiente fora da sala de aula, levar os jogos para serem desenvolvidos e adaptar a turma de maneira que todos possam ter a sua vez de participar desta oficina.
Desenvolvimento:
Esta é uma oficina diagnóstica, uma vez que os brinquedos permitem uma reconstituição de situações vividas na realidade da criança. O brincar livremente permite que a criança exteriorize situações que às vezes lhe angustiam. A observação é importante e a interferência somente ás vezes, pois
...