MEMORIAL DESCRITIVO GASES MEDICINAIS
Pesquisas Acadêmicas: MEMORIAL DESCRITIVO GASES MEDICINAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: soxa • 1/6/2014 • 1.950 Palavras (8 Páginas) • 1.566 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO GASES MEDICINAIS
UNIDADE DO PSA DO HMMG - REFORMA
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVO 2
3. NORMAS E ESPECIFICAÇÕES 2
4. ELEMENTOS GRÁFICOS 2
5. GASES MEDICINAIS 2
5.1. Oxigênio 2
5.2. Ar Comprimido Medicinal 2
6. REDE DE DISTRIBUIÇÃO 3
6.1. Normas 3
6.2. Redes de Distribuição 3
6.3. Fixações 3
6.4. Etiquetas de Identificação 3
6.5. Limpeza das Redes de Distribuição 3
6.6. Testes Finais 3
7. SISTEMA DE SECCIONAMENTO 4
8. SISTEMA DE MONITORAMENTO E ALARME 4
9. PONTOS DE CONSUMO 4
10. GENERALIDADES 4
10.1. Fornecimento de Materiais 4
10.2. Quantificação de Materiais 5
10.3. Materiais de Complementação 5
10.4. Projeto 5
10.5. Alteração de Projeto 5
11. ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS 5
1. INTRODUÇÃO
O presente memorial descritivo refere-se ao projeto de reforma do Prédio do PSA do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
Endereço da obra: Av. Faria Lima, 340 – Campinas - SP.
2. OBJETIVO
O projeto das instalações de gases medicinais foi elaborado de modo a garantir o fornecimento ao hospital dentro das normas do Ministério da Saúde.
O relatório ora apresentado enfoca principalmente a concepção do projeto, incluindo caminhamento, dimensionamento e especificações técnicas de materiais e serviços que, juntamente com os desenhos, formam um conjunto de perfeita compreensão para execução da obra.
3. NORMAS E ESPECIFICAÇÕES
Para o desenvolvimento do projeto acima referido, foram observados as normas, códigos e recomendações das entidades a seguir relacionadas:
- Ministério da Saúde: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Resolução RDC Nº 50, de 21 de fevereiro de 2002.
- NBR-12188 Sistemas centralizados de oxigênio, ar, óxido nitroso e vácuo para uso medicinal em estabelecimentos assistenciais de saúde.
4. ELEMENTOS GRÁFICOS
Fazem parte deste projeto os seguintes elementos gráficos:
- Planta Baixa e Cortes
- Memorial Descritivo
5. GASES MEDICINAIS
Os gases medicinais mais empregados são oxigênio, ar comprimido e vácuo clínico. Os sistemas de abastecimento serão do tipo centralizado, isto é, o gás é conduzido por tubulação da central até os pontos de utilização.
5.1. Oxigênio.
O oxigênio medicinal é utilizado para fins terapêuticos e o seu abastecimento poderá ser através de cilindros transportáveis e/ou tanques. As centrais com cilindros contêm oxigênio no estado gasoso mantido em alta pressão e a central com tanque contém oxigênio no estado líquido que é convertido para o estado gasoso através de um sistema vaporizador.
5.1.1. Central de Oxigênio.
A central é existente e será mantida.
5.2. Ar comprimido Medicinal.
O ar comprimido medicinal é utilizado para fins terapêuticos. Deverá ser isento de óleo e de água, desodorizado em filtros especiais e gerado por compressor com selo d’água, de membrana ou de pistão com lubrificação a seco.
5.2.1. Central de Ar Comprimido Medicinal.
A central é existente e será mantida.
6. REDE DE DISTRIBUIÇÃO
6.1. Normas.
As redes de distribuição atenderão as necessidades de pressão exigidas para instalações de uso medicinal, conforme NBR 12.188 da ABNT e cap. 7.3.3 da RDC n° 50 - Ministério da Saúde.
6.2. Redes de Distribuição.
Toda a tubulação será embutida em alvenarias e forros com exceção das áreas técnicas onde serão aparentes.
As tubulações que atravessam vias de veículos, arruamentos, estacionamentos ou outras áreas sujeitas a cargas de superfície, devem ser protegidas por dutos, respeitando-se a profundidade mínima de 1,20m. Nos demais a profundidade pode ser de no mínimo 80 cm.
6.3. Fixações.
As tubulações embutidas no forro deverão ser fixadas com braçadeiras e vergalhões galvanizados conforme detalhe de projeto. A fixação no teto será com chumbador adequado de acordo com o material da laje. Não deverão ser fixadas tubulações em suportes de outras instalações.
6.4. Etiquetas de Identificação.
O gás contido nas tubulações deverá ser identificado facilmente por meio de rótulos, decalques, impressão ou outras etiquetas adesivas desde que não sejam facilmente removíveis. A rotulação deverá aparecer nas tubulações em intervalos não maiores que 5 m e pelo menos uma vez em cada aposentado e em cada andar percorrido pela tubulação. As letras de identificação devem ter altura mínima de 7 mm.
As cores de identificação das etiquetas padrões são:
- Oxigênio :Verde
...