MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho Universitário: MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: analucia • 29/10/2014 • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 248 Visualizações
ANA PAULA BATISTA DA SILVA
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
ARIQUEMES - 2014
ANA PAULA BATISTA DA SILVA
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho individual apresentado como requisito parcial para obtenção de nota no VII período do curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná.
Coordenadora: Profª Adarly Rosana Moreira Goes
Ariquemes – 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. O QUE É SERVIÇO SOCIAL? 5
1.1 PARA QUE SERVE? 6
1.2 A QUEM SERVE? 6
1.3 QUE FORÇAS OCORREM NO SEU SURGIMENTO? 7
2 O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE 7
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
o texto presente pretende trazer os momentos históricos, sustentadores das correlações que conduziram o processo ate a constituição federal de 1988. Situando-se ao topo ordenamento jurídico, a constituição federal do Brasil pode ser considerada a sétima ou oitava constituição do Brasil dependendo de se considerar ou não uma emenda constitucional e a sexta ou sétima constituição brasileira em um século de republica. a lei orgânica da assistência social de 1993 e a tipificação nacional dos serviços sócio assistenciais de 2009, trata-se de um tema de absoluta relevância por abordar questões que dizem respeito a reprodução da vida de toda a sociedade.
O estado neste texto, é entendido como a construção sócio histórica resultante dos conflitos de interesses, materializando-se como a organização jurídico politica da esfera publica que deve ter seu foco na proteção dos direitos dos cidadãos.
1. O QUE É SERVIÇO SOCIAL?
O Serviço Social é uma profissão que trabalha com intervenção através de estudos socioeconômico, investigativo com busca ativa, buscando assim diminuir a desigualdade social.
Assistente Social tem obrigatoriamente um registro no Conselho Regional de Serviço Social e Bacharel em Serviço Social. É uma pessoa que não está inscrito nesse órgão de orientação e fiscalização do exercício profissional. O profissional qualificado com competências de nível superior atua de maneira privilegiado em diversos espaços. Atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Entre os principais campos de atuação profissional de uma assistente social estão:
• Redes de serviços sociais do governo
• Hospitais
• Escolas/ creches
• Centro de convivência
• Administrações municipais, estaduais e federais
• Serviços de proteção judiciária
• Conselhos de direitos e de gestão
• Movimentos sociais
A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais.
Regulamente são realizados concursos para assistente social para o preenchimento de vagas de emprego em administrações públicas.
Como surgiu?
foram formado os primeiros grupos de mulheres designadas a serem assistentes sociais na década de 30, para fazer o intercâmbio entre a necessidades da população e do governo. Começaram a existir as escolas de formação em 1936, mas a profissão só foi regulamentada em 1957, a lei que regulamenta esta profissão é a 8662 de 1993. É importante salientar que para exercer a profissão de Serviço Social requer formação universitária com redução de 04 anos e a inscrição nos Conselhos Regionais constituídos em todos os estados da federação.
O assistente social zela pelo cumprimento de princípios fundamentais previstos no código de Ética profissional. Dentre eles destacam-se.
Defesa intransigente dos direitos humanos;
Defesa da equidade e da justiça social com destaque para a universalização e acesso às políticas sociais públicas;
Defesa da qualidade dos serviços prestados as/os usuárias/os das políticas sociais públicas.
1.1 PARA QUE SERVE?
Como forma de garantir a consecução dos objetivos do Curso de Serviço Social, almeja-se uma formação respaldada em bases teóricas e práticas capazes de compreender o fenômeno sócio educativo na sua diversidade e complexidade, e para isso, a Instituição tem como missão, a preocupação com o ensino de qualidade que oferece à sociedade, contando com o corpo docente de Especialistas, Mestres e Doutores.
1.2 A QUEM SERVE?
Ao atuar como assistente social, o profissional deve enfatizar as variáveis que interferem no desenvolvimento
...