MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL MODERNO
Tese: MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL MODERNO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivianebuenofons • 5/3/2014 • Tese • 348 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
INTRODUÇÃO
A educação brasileira evolui em saltos desordenados, em diversas direções, que buscamos elencar e relacionar nesse trabalho.
Desde sua colonização o Brasil vem montando sua Historia e principalmente desenhando sua trajetória na área da educação e da pedagogia. A educação aqui vivenciada pelas tribos indígenas tinha suas características próprias, não tendo referenciais da educação europeia, mas esse período acabou com a chegada dos portugueses. A partir daí sofremos influência de vários movimentos estrangeiros.
SOMOS FEITOS DE TEMPO?
Sim, somos feitos de tempo, somos seres históricos que fabricamos nosso passado, tudo o que vivemos hoje será, o nosso passado, no futuro. Como também os nossos pensamentos, e historias serão formado de geração a geração.
A educação, o saber, se passa de pessoa para pessoa, de cultura para cultura, de sociedade para sociedade, cada sociedade tem seus valores culturais, que vão sendo, desenvolvidos através de seus artefatos místicos, éticos e religiosos influenciando sua forma de pensar e agir. O processo evolutivo de um povo se dá através do conhecimento de sua história e esse conhecimento histórico é seletivo, pois cada historiador faz uma escolha dos acontecimentos mais importantes para sua história. Dessa forma, em cada época e local a memória é registrada de maneiras diferentes e é fundamental na formação da identidade cultural, das tradições e no registro de experiências significativas, por isso deve ser valorizada e preservada.
A história da educação não é muito difícil de ser compreendida. Pois ela nos permite ver que, em outros lugares, culturas e épocas, ou aqui perto de nós, a educação de modo geral em particular, tem mudado, mas parecem manter alguns elementos intocados.
A história, dessa forma, ajuda-nos a olhar nossa realidade com paciência, afinal, as coisas demoram muito a mudar. Às vezes é preciso esperar duas ou três gerações para que uma inovação educacional se estabeleça.
Enfim, estudar história da educação é compreender o presente, e intervir no futuro através do estudo do passado, não cometendo os mesmos erros de nossos antepassados. Mas assim tendo um futuro promissor. Se formos seres históricos nada irá se escapar do tempo.
...