MERCADO FINANCEIRO
Artigo: MERCADO FINANCEIRO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CARLASIBILINA • 15/11/2013 • 585 Palavras (3 Páginas) • 572 Visualizações
3- As instituições financeiras podem ser classificadas em dois tipos:
• Bancárias ou monetárias: são aquelas a quem se permite a criação de moeda por meio do recebimento de depósitos a vista. Operam basicamente com ativos financeiros monetários que representam os meios de pagamento da economia. São representadas fundamentalmente pelos bancos comerciais e múltiplos.
• Não bancárias: não estão legalmente autorizadas a receber depósitos a vista, inexistindo, portanto, a faculdade de criação de moeda. Trabalham as ações, letras de cambio, certificados de depósitos bancários, etc. e são constituídas por praticamente todas as instituições financeiras que operam no mercado financeiro exceto bancos comerciais e múltiplos. Ex.: sociedades corretoras, bancos de investimento, sociedades financeiras, etc.
1-) O SFN É composto por instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos dos doadores finais para os tomadores finais, e cria condições para que títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado financeiro.
Tomadores finais de recursos (agentes Deficitários) são aqueles gastam mais do que a sua renda em consumo e/ou investimento. Precisam do complemento de poupança de terceiros para executar seus planos e atividades, dispondo-se a pagar juros pelo capital que conseguirem.
Doadores finais de recursos (Agentes Superavitários) são aqueles que se encontram em posição de superávit financeiro: gastam menos do que a sua renda.
O SFN envolve dois subsistemas: normativo e intermediação financeira.
O subsistema normativo: Responsável pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições. Regula e controla o subsistema de intermediação (operativo ), através de normas legais, expedidas pela autoridade monetária. Por meio do Conselho Monetario Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (BANCEN), Comissão de Valores Mobiliarios (CVM) e as Instituições Especiais (Banco do Brasil- BB; Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social- BNDES; Caixa Econômica Federal- CEF).
A intermediação financeira: é denominado como operativo composto pelas instituições (bancarias e não bancarias), Sistema de Poupança e Empréstimo – SBPE, Auxiliares e Instituições Não Financeiras.
A intermediação financeira é importante nesse sistema, pois tem a função de viabilizar as operações do mercado financeiro e contribuir para uma alocação mais eficiente dos recursos da economia. Permitindo aproximação entre os vários agentes econômicos, promovendo transferências de poupanças a um custo mínimo e a um nível reduzido de risco. Fundamenta-se a eficiente interação entre poupadores e tomadores de recursos, promovendo investimentos e crescimento da economia. Dessa forma, captam a poupança disponível e a reconduzem ao sistema produtivo da economia mediante diversas formas de créditos, contribuindo para a expansão do nível de investimento e oferta de bens e serviços.
A poupança é importante para esse sistema, pois realimenta todo o processo produtivo por meio dos diversos instrumentos de intermediação do mercado de capitais. Poupança é a parcela da renda economizada pelos agentes econômicos, que não foi consumida na aquisição de bens e serviços; é a postergação da capacidade
...