TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO FINANCEIRO

Monografias: MERCADO FINANCEIRO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  9.476 Palavras (38 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 38

MERCADO DE CAPITAL NO BRASIL

O capital de risco chegou ao nosso país, trazendo boas oportunidades para as empresas brasileiras se expandirem e conquistarem novos mercados. A existência de um mercado de capital de risco ativo é de fundamental importância principalmente para o desenvolvimento das pequenas empresas de base tecnológica.

A Nasdaq, bolsa de valores americana e um dos principais propulsores da economia dos Estados Unidos e do mundo, já não está mais tão distante da realidade dos investidores brasileiros. Atuando há quatro anos, a Sociedade Operadora do Mercado de Ativos (SOMA) tem se mostrado um meio eficaz para quem quer apostar no mercado de ações de empresas de nova tecnologia aqui no país. Sediada no Rio de Janeiro, a instituição reúne ações de empresas de médio e pequeno porte e administra esse mercado no Brasil. "Nosso principal objetivo é oferecer um ambiente eletrônico para negociação de títulos e valores mobiliários e demais ativos financeiros ao mercado", explica o diretor geral da entidade, Romeu Pasquantonio.

A SOMA iniciou suas operações em 1996, implementando no Brasil um mercado dirigido por ofertas para capitalização de empresas de todos os portes, com atenção especial para o capital de risco. "A resposta do mercado foi rápida, tanto investidores quanto empresas desejavam um ambiente ágil e de acesso mais simplificado para seus papéis", declara Pasquantonio. Em apenas um ano de atuação, a empresa atingiu um volume médio diário de negociações de R$ 9,7 milhões com 34 empresas listadas.

Segurança, estabilidade e baixo custo eram fundamentais para garantir a estimulação contínua dos preços dos ativos e o sucesso do empreendimento.

"Sentíamos a necessidade de uma nova aplicação: a estrutura de bolsa de mercados ativos", conta o executivo da SOMA. O projeto começou a tomar forma em setembro passado, quando a MACSYS Informática, empresa especializada em soluções de informática, apresentou sua proposta. "A idéia era implementar um sistema amigável que oferecesse facilidades como refresh automático, possibilidade de colocação de sinais de alerta, entre outros", explica Antonio Maciel, diretor técnico da MACSYS.

A tarefa da MACSYS consistia na montagem de uma central que pudesse gerenciar todo o tráfego de informações da SOMA e, ao mesmo tempo, interligar as 200 corretoras que têm participação no capital acionário da bolsa SOMATrader.

A solução desenvolvida, denominada SOMATrader, incluía a evolução do sistema anterior, da IBM, para o Windows 2000. O sistema foi elaborado em três camadas: uma para apresentação do sistema, voltada principalmente para clientes; a segunda para negócios, na qual são definidos os termos; e uma última, para o banco de dados, que armazena as informações. "Apostamos na modernização da infra-estrutura operacional para promover o acesso instantâneo de investidores à plataforma. O SOMATrader potencializou a administração eficiente da SOMA".

A migração, que envolveu seis estações, dois servidores em cluster e quatro máquinas Compaq Pentium III, teve início em setembro. Além do Windows 2000 Advanced Server, a SOMA também utiliza o SQL Server 7.0 como solução de banco de dados. Os produtos Microsoft trazem benefícios como escalabilidade, que permite um crescimento gradativo em termos de negócios, e flexibilidade para se adaptar a novos conceitos de transação de negócios.

A implementação da solução é apenas o primeiro passo de uma nova fase para a SOMA e as duas empresas já têm planos para o futuro. MACSYS - soluções sob medida.

Há 11 anos no mercado de tecnologia, a MACSYS Informática busca desenvolver soluções específicas utilizando recursos de informática e procedimentos de qualidade. Com clientes como Bovespa, BM&F, BMRS, Exata, Mercobank, a empresa é hoje uma das líderes no mercado de fornecimento de soluções para o setor financeiro.

Um país enorme, sedento por capital para desenvolver sua infra-estrutura e modernizar sua indústria, pode significar uma opção atrativa de investimento para investidores domésticos e estrangeiros. Mas, estes mesmos investidores podem encontrar dificuldades ao tomar decisões financeiras informadas e, portanto, enfrentam riscos maiores do que o esperado e até perdas em seus investimentos em face de um mercado de capitais imaturo e processos financeiros e de negócio pouco transparentes.

Esta era a situação em 1860 quando Henry Varnum Poor identificou uma oportunidade para servir o mercado financeiro americano com informações de crédito confiáveis e objetivas e publicou o primeiro Guia de Investimento para as ferrovias dos Estados Unidos, fundando o que é hoje a Standard & Poor's Ratings Services. Hoje, vemos no Brasil oportunidades semelhantes às que Henry Varnum Poor aproveitou em 1860. Na Standard & Poor's, acreditamos que a expertise com que podemos contribuir para o desenvolvimento dos mercados de capitais e as oportunidades que podemos criar para investidores, tanto no Brasil quanto no exterior, são tão grandes quanto aquelas visualizadas pelo nosso fundador nos Estados Unidos.

O objetivo da Standard & Poor's é o de cada vez melhor atender o mercado financeiro brasileiro através de nossos serviços de análise de risco para instituições e transações nacionais e internacionais. Nossa missão tem como base o compromisso com a qualidade e integridade de todos os nossos serviços. Para tanto, contamos com uma equipe de analistas dedicados, com larga experiência nos mercados brasileiro e global.

Com escritórios e empresas afiliadas em 24 países, servindo a investidores e emissores em mais de 60 países, a Standard & Poor's acredita que a integração entre experiência técnica, conhecimento local e uma ampla perspectiva global é de suma importância para sua metodologia de cobertura dos vários setores e instrumentos de dívida do mercado. O escritório de Standard & Poor's em São Paulo tem hoje 20 funcionários e conta com o suporte de todo o corpo de analistas da rede mundial da Standard & Poor's.

Nossa reputação de integridade e credibilidade inigualáveis baseia-se em um longo histórico de imparcialidade e transparência na divulgação de nosso processo de classificação de riscos e na excelência de nossos padrões de análise, sempre utilizando critérios e metodologia globais.

A Standard & Poor's vem fornecendo ratings para instituições brasileiras ou emissões de instituições brasileiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com