MICROECONOMIA E MACROECOMIA
Ensaios: MICROECONOMIA E MACROECOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rentte • 19/10/2014 • 503 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
A economia se divide em dois grandes blocos: microeconomia e macroeconomia.
Microeconomia
Um gestor, empregando a visão microeconômica, pode tomar decisões empresariais: traçar uma politica de preços para a empresa, fazer uma previsão de faturamento, considerando uma demanda, decisões de produção diante do comportamento dos consumidores, ou seja, como empregar s sua renda para atender as suas necessidades: oque, como, para quem e quanto a empresa deve produzir.
Com essas técnicas o setor varejista e também o supermercadista tem aumentado seu poder no mercado. Tem buscado por operacionalização eficiente e competitividade.
Temos como exemplo o Carrefour e a Sonae, o Carrefour tem como estratégia de vendas baseada em preço, buscando atingir um consumidor com mais baixa renda, o que foi enfatizado em determinado período, no qual esta rede cobria qualquer preço da concorrência, conforme anunciado nos meios de comunicação.
A rede Sonae investiu na reestruturação das lojas, na apresentação visual dos funcionários, novos leiautes das lojas, inovação de marcas comercializadas e criação de marcas próprias.
Sua estratégia competitiva foi de qualificação de suas mercadorias com a pratica de preço competitivo.
Observando a estrutura de mercado do Rio Grande do Sul, vemos o Oligopólio que é uma estrutura de mercado que se situa entre concorrência perfeita e os monopólios.
O grupo Wal Mart é um exemplo, adquiriu o grupo Sonae, Zottes e Real, entre os grandes supermercados de Porto Alegre, obtendo liderança de preços pelas redes maiores. Atendendo os desejos e necessidades de um grande numero de consumidores com a capacidade de controlar o preço dos bens ofertados.
Conforme a ABRAS, as fusões e aquisições criaram também a figuradas super - regionais, redes que ,para impedirem o avanço de concorrentes poderosas, concentraram seu poder de fogo em determinada região, exemplos: Bom Preço, Royal Ahald, e, expansão na região nordeste, e o grupo Sonae na região sul do país.
Macroeconomia
Em um país capitalista onde predominam as forças de mercado (oferta e demanda) a microeconomia ajuda a administrar a economia do país, pois o governo estabelece objetivos para a sua participação na economia:
1-crescimento da produção e do emprego
2-controle da inflação
3-equilibrio nas contas externas
4-melhoria na distribuição da renda gerado no país
Entre o final da década de 60 e início de 70, o Brasil experimentou um crescimento sem precedentes quando o PIB ( Produto Interno Bruto) crescia em média 10% ao ano. Esse período ficou conhecido na história do Brasil como milagre econômico.
No entanto, o efeito colateral foi uma grande concentração de renda que ampliou as diferenças entre ricos e pobres no Brasil.
O plano Real propiciou que redes estrangeiras investissem ou reinvestissem no Brasil, causando um aumento de redes supermercadistas no país, evidenciando um aumento de concentração
...