MONTADORAS EM REGIME DE CKD
Casos: MONTADORAS EM REGIME DE CKD. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AAAA25 • 11/10/2013 • 242 Palavras (1 Páginas) • 734 Visualizações
Segundo KOTLER (2006) O processo de logística de mercado compõe-se de quatro etapas:
1. Decisão sobre a proposta de valor da empresa para seus clientes.
2. Decisão sobre qual o melhor sistema de canal e estratégia de rede para chegar ao cliente.
3. Desenvolvimento da excelência operacional na decisão de vendas, gestão de depósitos, transporte e materiais.
4. Implementação de solução com os melhores sistemas de informação, equipamentos, políticas e procedimentos
A maioria das industrias automotivas chinesas tem o sistema CKD (CompletlyKnocked-Down) em sua montagem. CKD são conjuntos de partes de automóveis criados geralmente pela fábrica matriz ou pelo seu centro de produção para exportação e posterior montagem dos veículos nos países receptores destes kits, geralmente fábricas menores ou com produção reduzida.
As montadoras receptoras de CKD tem escala menor do que as das montadoras de origem, normalmente são feitas com poucos investimentos em robótica, e com utilização de maior número de operadores. Geralmente são aplicadas em países em desenvolvimento, onde a mão-de-obra é mais barata e acessível. O Brasil, é um centro de exportacao de CKD para diversos países em desenvolvimento.
Os kits visam o ganho de escala das empresas, uma vez que são produzidos maior número de peças neste mesmo centro de produção; obtenção de benefícios fiscais, principalmente na importação, uma vez que os veículos são montados no país de destino, gerando empregos, ao contrário dos veículos importados já montados; menores custos na montadora de destino, já que são necessários pequenos investimentos para desenvolvimento de fornecedores locais.
...