MOSTRAR IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA COMPANHIA
Projeto de pesquisa: MOSTRAR IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA COMPANHIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RenanAlmeida • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 189 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 COMPONENTES BÁSICOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO 4
2.2 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4
2.3 TIPOS DE DECISÃO 4
2.4 ÁREAS FUNCIONAIS BÁSICAS DE UMA EMPRESA 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
APÊNDICES 7
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 8
ANEXOS 9
ANEXO A – Título do anexo 10
XAVER AMLEIDA, Renan. Atividade Interdisciplinar Individual. 2013. 12 folhas. Trabalho do Curso de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Universidade Norte do Paraná, Rio Branco, Ac, 2013.
RESUMO
O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS. SERÁ APRESENTADO EM FORMA DE RELATÓRIO.
Palavras-chave: sistema. informação. decisão. áreas. empresas.
1 INTRODUÇÃO
Os Sistemas de Informação são muito importantes para as empresas, pois com a alta competitividade existente no ramo empresarial, quem toma decisões mais rápidas e com mais conhecimento de causa, tem mais chances de progredir e se manter no mercado.
2 DESENVOLVIMENTO
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).
2.1 COMPONENTES BÁSICOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Laudon e Laudon (1999, p. 4) definem sistema de informação como um conjunto de componentes inter-relacionados que trabalham juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com o objetivo de facilitar as diversas etapas da administração das empresas (planejamento, controle, coordenação, análise e tomada de decisão). Em outras palavras, Sistema de informação é um conjunto de componentes que coletam e tratam os dados (a matéria prima da informação) para que os mesmos se transformem em informação, a qual, por sua vez, se transformará em conhecimento. O conhecimento vai permitir melhor resultado no processo decisório.
Os componentes básicos de um sistema de informação são:
Stair e Reynolds (2010) definem os componentes básicos dos sistemas de informação como:
• Hardware: São os computadores (processador) e periféricos como teclado, impressora, monitor, etc. São os dispositivos de entrada, processamento e exibição das informações;
• Procedimentos: São as instruções que determinam como combinar os componentes (hardware) para processar informações e gerar o resultado necessário;
• Redes: Permitem que computadores sejam conectados entre si, para compartilharem informações. Podem ser com ou sem fio.
• Banco de Dados: É um conjunto de arquivos ou tabelas relacionadas, contendo dados;
• Software: São os programas (ou o programa) que permitem ao hardware processar as informações;
• Pessoas: São os usuários do hardware e do software, ou seja, os analistas, programadoras, operadores, etc.
2.2 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Para cada nível de uma organização existe um tipo específico de sistema de informação:
• Nível Estratégico: Ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno da empresa; São os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs), Sistemas de Suporte Executivo (SSE) ou Sistema de Informação Estratégica (SIE). Servem para tomar decisões não rotineiras que exigem bom senso, avaliação e percepção. Criam um ambiente generalizado de computação e comunicação em vez de aplicações fixas e capacidades específicas.
• Nível Gerencial: Atendem atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios; Chamados de Sistema de Informações Gerenciais (SIG), transformam os dados provenientes do sistema de informação operacional, agrupam e apresentam em forma de relatórios e de informações atualizadas sobre operações básicas da empresa, auxiliando o processo gerencial;
• Nível de Conhecimento: Envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos. São chamados de Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) e Sistemas de Automação de Escritório (SAE). Como exemplo, citamos o pacote Office, da Microsoft, que integra Processador de Texto, Planilha, criador de Apresentações, etc;
• Nível Operacional: São chamados de Sistema de Processamento de Transações (SPTs) ou Sistema de Informação Operacional (SIO). Tratam de tarefas rotineiras. São sistemas muito importantes para a empresa pois armazenam todo o conhecimento da mesma, todas as transações diárias efetuadas. Paradas no funcionamento do sistema podem causar danos à empresa e a outras que dele dependem. Podemos citar como exemplo, sistemas de Folha de Pagamento, Contabilidade, Vendas, Compras, etc. (http://www.oficinadanet.com.br/artigo/738/tipos_de_sistemas_de_informacao_na_empresa e SANTANA, 2009, p. 58, 59)
2.3 TIPOS DE DECISÃO
Segundo Nascimento e Reginato (2007, p. 53), a estrutura dos problemas influenciam a qualidade dos resultados. Portanto, as decisões são classificadas como:
• Decisões estruturadas: (Nível operacional) São decisões repetitivas, com passos previsíveis e que podem ser incorporados em
...