MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Por: Josi Mesquita • 8/11/2018 • Projeto de pesquisa • 953 Palavras (4 Páginas) • 215 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
CURSO DE RECURSOS HUMANOS
JOSILENE MESQUITA MAGALHÃES
MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
São Luís
2018
UNIVERSIDADE CEUMA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
CURSO DE RECURSOS HUMANOS
JOSILENE MESQUITA MAGALHÃES
MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Gestão de Recursos Humanos da Universidade CEUMA como requisito de nota parcial.
Orientador: Fabiana Fournier
São Luís
2018
SUMÁRIO
1 PROBLEMA...........................................................................................................
2 HIPOTESES..........................................................................................................
3 OBJETIVOS..........................................................................................................
3.1 Objetivo Geral..................................................................................................
3.2 Objetivo Específico.........................................................................................
4 JUSTIFICATIVA....................................................................................................
5 REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................................
6 METODOLOGIA...................................................................................................
7 CRONOGRAMA...................................................................................................
REFERÊNCIAS.......................................................................................................
1 PROBLEMA
Diante da enorme crise política e financeira que o Brasil enfrenta hoje, inclui-se o desemprego, que na maioria das vezes, os trabalhadores lutam para poder manter-se em seus empregos, embora estejam satisfeitos ou não.
O que o RH de uma empresa poderá fazer para ajudar os empresários a dar mais qualidade de vida e satisfação aos seus funcionários?
O que poderá ser feito para solucionar esse problema?
2 HIPÓTESES
O investimento na qualidade dos funcionários poderá diminuir o número de empregados doentes fisicamente e psicologicamente, aumentando assim, sua satisfação e produtividade.
Existe ainda um mundo desconhecido no vasto campo da motivação humana, mas há a convicção de que a motivação é sim uma ferramenta de vital importância para sobrevivência das organizações e que ações usadas em estratégias motivacionais trazem grandes benefícios às empresas e aos próprios indivíduos como pessoa, que precisa manter-se vivo e motivado na constante busca pela auto- realização.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Verificar os diversos fatores que determinam o comportamento no trabalho, bem como, descobrir como manter uma motivação continuada dos funcionários.
3.2 Objetivos Específicos
• Adotar uma política transparente e abrangente de promoção aos empregados;
• Dar aos funcionários equipamentos modernos para exercer sua função, além de uma meta desafiadora e interessante para executar;
• Cumprimentar pessoalmente o funcionário por um trabalho bem feito, lembrar da data de aniversário e comemorar as metas batidas;
• Usar o desempenho do funcionário como referência para uma promoção;
• Renumerar os funcionários de forma competitiva, em função dos resultados, valores e competências.
4 JUSTIFICATIVA
Então podemos constatar que, os funcionários de uma empresa são um dos principais fatores para o sucesso da mesma, por isso, encontrar maneiras de torná-los mais motivados com seu trabalho, vai traduzir-se numa melhoria significativa do desempenho do negócio, mas para conseguir aumentar essa motivação é preciso primeiro compreendê-la , o que esta pode fazer pela produtividade e sucesso da empresa.
Logo, as empresas e os profissionais de RH devem está sempre atentos a contribuírem para o desenvolvimento profissional, o bem-estar, a segurança e as competências do colaborador, para equilibrar sua vida pessoal e profissional.
Dada a importância desse projeto, que visa mostrar o bom desenvolvimento no trabalho, pois é ele que sustenta todo o seu sistema, que produz tudo o que consumimos e precisamos. Por isso, a sociedade depende da importância do trabalho humano e do funcionário satisfeito.
5 REFERENCIAL TEORICO
Segundo Aquino (1980), o treinamento visa fornecer ao empregado, melhores conhecimentos, habilidades e atividades para que não se dissolva das inovações em relação ao seu campo de atividade e das profundas mutações do mundo que o cerca. O desenvolvimento tem como objetivo, explorar o potencial da aprendizagem, e a capacidade produtiva do colaborador, tendo novas habilidades e conhecimentos, o desenvolvimento maximiza o desempenho profissional e motivacional do colaborador.
De acordo com Chiavenato (1992), as recompensas podem ser financeiras e não financeiras.
As recompensas não financeiras dizem respeitos àqueles fatores que afetam a satisfação das pessoas com o sistema de renumeração, tais como: reconhecimento, oportunidade de crescimento profissional, autoestima, promoções, qualidade no trabalho e estabilidade na empresa.
Já de acordo com Sorgato (2007), é através do monitoramento continuado do clima da empresa, que se consegue implementar ações que tragam maior satisfação no trabalho. Quando se tem funcionários mais satisfeitos e motivados, esses contribuíram de forma mais efetiva para o bom desempenho, e para o alcance dos resultados panejados pela empresa.
...