MUDANÇAS NA MICROECONOMIA
Casos: MUDANÇAS NA MICROECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eide_Contabeis • 5/5/2014 • 256 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
Divide-se em:
Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolisticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas conseqüência no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Oligopólio, Oligopsónio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.
De acordo com as mudanças na microeconomia, caso elas forem benignas ao ambiente de negócios, a mesma acarretará no icentivo de novas empresas surgirem no local, surgindo tambem novos investimentos, empregos, etc. Consequentemente, acabam por modificar a sociedade no aspecto economico, fazendo surgir mais empregos, quanto mais emprego, menos desempregados, sucessivamente, mais capital de giro.
...