TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro

Pesquisas Acadêmicas: Macro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 4

1)Descreva a diferença do pensamento mercantilista para o pensamento clássico no que diz respeito que promove o aumento da riqueza de uma nação.

Para mercantilistas o acúmulo de moeda levaria uma nação a riqueza , já os clássicos consideravam a moeda somente como um meio de troca , pois acreditavam que os fatores reais tinham um papel importante na economia , e não os fatores monetários.

2)Explique o conceito de função produção agregada.Como você acha que a função de produção seria alterada por um aumento na produtividade média e marginal do trabalho, ocasionado por uma maior educação da força de trabalho? Como afetaria os níveis do produto e de emprego no modelo clássico.

A função é uma relação entre os níveis de produção e os níveis de insumos, para cada nível de utilização de insumos, a função produção mostra o valor resultante de produção. O aumento no número de trabalhadores com maior educação (qualificados), melhora a produção elevando a produtividade e à medida que a produtividade aumenta, o emprego tende a aumentar também, porém a uma taxa decrescente. A inclinação da função produção é positiva, mas diminui à medida que avança pela curva.

3)Explique o que é a produtividade (ou produto) marginal do trabalho?

A "produtividade marginal" refere-se à saída extra ganho adicionando uma unidade de trabalho; todas as outras entradas são mantidas constantes. Assim, a tecnologia e a eficiência da fábrica continua a mesma.

4)Na teoria clássica, acurva de demanda por trabalho é representada por uma curva com inclinação negativa e a oferta com uma inclinação positiva , quando traçadas contra salário real .Se tivemos num determinado momento , uma mão-de-obra altamente educada e necessária, para a qual o lazer é mais importante do que a aquisição de mais mercadorias, qual impacto teríamos no salário real e no emprego?

Quando aoferta de trabalho e qualificada , tende-se a demandar menos emprego e salário s reias mais altos o que leva o trabalhador troca , lazer por trabalho , que e o chamando efeito substituição.Mais ,também temos o efeito renda que diz que renda real já esta tão alta , que não vale a pena , trocar o lazer pelo trabalho.

5) Ao analizar um determinado sistema econômico no modelo clássico , os níveis de produção e emprego são determinados exclusivmente por fatores associados á oferta. Podem ser citados como esses fatores.

Mudanças tecnológicas, crescimento populacional e mudanças nas preferências dos consumidores.

6)

APOSTILA CAP.3

1) Em que sentido o ataque dos clássicos contra o mercantilismo foi importante na formação das visões dos economistas clássicos sobre as questões macroeconômicas?

Os economistas clássicos acentuavam o papel dos fatores reais, por oposição aos monetários, na determinação das variáveis reais, como a produção e o emprego. A moeda teria na economia somente a função de troca. Os economistas clássicos insistiam nas tendências de auto-regulação das economias. Entre as ações consideradas desnecessárias e, geralmente, prejudiciais, pelos economistas clássicos, estavam às políticas do governo para assegurar a adequação da demanda à produção.

3) Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com